Sorria para a vida

Atualizado em 03 de junho de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

Sorria. Você está sendo filmado. Quantas vezes essa frase aparece nas nossas vidas e não damos nenhuma importância? Mas você já parou para pensar que talvez seja hora de começar a sorrir?

“Não preciso me drogar para ser um gênio; não preciso ser um gênio para ser humano; mas preciso do seu sorriso para ser feliz”. Essa célebre frase de Charles Chaplin traduz bem a importância do sorriso sincero para os seres humanos. Se não houvesse sorriso, o mundo seria cinza. Sorrir é o modo mais simples de dizer à pessoa que gosta dela. “O sorriso verdadeiro mostra todo o amor que temos no coração”, disse a assistente social e professora de yoga Luzia Rumi Comai Rodrigues

Sorrir é um ato de comunicação não-verbal. Ou seja, mesmo que a fala diga algo, o corpo pode demonstrar completamente o contrário. “As pessoas confiam mais na comunicação não-verbal do que no que é dito. Os sinais do corpo são mais evidentes do que a própria fala”, explicou o professor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, Ailton Amélio da Silva, que escreveu os livros “O Mapa do Amor” e “Como Viver um Grande Amor”. Neste sentido não-verbal, sorrir sinceramente quer dizer que você quer receber a pessoa.

O sorriso também pode ser manipulado ou demonstrar emoções negativas. “O sorriso amarelo, como é chamado, significa que a pessoa não está confortável naquela situação. Neste caso, ele serve para disfarçar o sentimento negativo”, disse o professor. Existem mais de 50 sorrisos, que podem ser uma combinação de vários sentimentos ou manipulações. “O sorriso apenas facial é muito formal e não traz alegria. Ainda bem que nós, geralmente, sabemos quando alguém não está sorrindo com sinceridade”, afirmou Luzia.

Bem-estar para quem recebe
Nada é tão eficaz para quebrar o gelo ou dissipar a raiva do que um sorriso vindo direto do coração. “Sorrir com o coração é sorrir com a alma. Você mostra o seu interior, libera uma energia positiva e faz com que a pessoa se abra”, explicou Luzia. Sorrir mostra o que está dentro de você. Se não está bem, não conseguirá sorrir com o coração. Se está feliz, demonstra toda sua simpatia para quem te observar. “O sorriso demonstra as emoções da pessoa. Você abre a comunicação, gerando um efeito positivo”, explicou Ailton Amélio.

Até a paquera entre um casal começa com um sorriso. Uma mãe sempre sorri para seus filhos. Esse ato demonstra que você está receptivo, aberto às pessoas. Ele traz paz, amor e alegria para quem não tem. Tanto que as pessoas sempre tendem a gostar ou simpatizar mais por quem é sorridente. Os atendentes que sorriem mais são mais solicitados em loja. E até na busca de um novo emprego, o sorriso pode ajudar. Esses benefícios são aprendidos bem cedo. O bebê sorri para conseguir manter os cuidados da mãe. A associação de sorriso e atenção se fixa na mente da pessoa, trazendo conforto quando dá ou recebe um sorriso.

O bem de quem sorri
“O sorriso faz com que as emoções negativas desapareçam. Você consegue enxergar as coisas de uma forma diferente”, explicou Luzia. Entendemos, então, que o sorriso traz bem-estar não apenas para quem recebe, mas também para quem o dá. “O sorriso esvazia o cérebro de pensamentos e sentimentos negativos”, disse Luzia. Quando alguém sorri de verdade, está se sentindo feliz. Mesmo que seja por um momento breve. “O sorriso é a manifestação da emoção. Mas alguns estudiosos acreditam que sorrir, mesmo que seja sem sinceridade, pode despertar essa emoção na pessoa”, explicou o Ailton. O estado provoca o comportamento e o comportamento provoca o estado. E a sensação de bem-estar pode ser física também, já que o sorriso é capaz de liberar algumas substâncias químicas no cérebro que causam felicidade.

Esse sorriso mostra ao outro o que você está sentindo e faz com que as pessoas se sintam mais à vontade com a sua companhia. “A maioria das pessoas demonstra o que sente ou pensa quando sorriem”, comentou o professor da USP.

Carinho gratuito
“O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”, disse o poeta Mário Quintana. A mais grandiosa vantagem do sorriso é essa: a gratuidade. Não custa nada sorrir. Você pode sorrir o tempo todo para todas as pessoas que não vai gastar a sua cota ou deixá-lo mais pobre. Pelo contrário, vai enriquecer você. Trazer felicidade e satisfação para a sua vida. “Sorrir, de uma maneira ou outra, sempre faz bem. Libera endorfinas e traz alegria”, finalizou Luzia.

Todo mundo precisa de um sorriso. Os ricos, os pobres, os doentes, os saudáveis, os adultos, as crianças. Então, da próxima vez que entrar em uma loja, sorria porque, atrás das câmeras, pode estar alguém que precisa muito de um sorriso.

“Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
Mesmo quando a situação não for muito alegre…
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor” – Mário Quintana.