Solidariedade na corrida

Atualizado em 11 de março de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti
Foto Alexandre Cappi/ BrStock

Solidariedade tem nome: Vanderlei Cordeiro de Lima. O atleta medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, lançou no dia 7 de março, em Campinas, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima. A instituição vai englobar o Projeto Orcampi, que ajuda crianças carentes a treinarem atletismo dentro do campus da Unicamp.

Atualmente, o projeto atende 120 crianças, mas deverá ajudar 200 atletas, inclusive de outras regiões do Estado e do País. “O instituto vem para cobrir a deficiência no apoio às crianças menos favorecidas. Vamos formar não só atletas, mas também cidadãos”, disse Vanderlei.

O local vai oferecer treinamento esportivo, ajuda educacional e cursos profissionalizantes. As crianças que se destacarem no esporte vão ser encaminhadas para equipes profissionais.

Os idealizadores do projeto querem construir uma pista e um alojamento para as crianças que não moram perto do local.

“O orçamento para esse instituto é de 4,5 milhões para construir a estrutura. Nós estamos buscando parceiros, tanto no Brasil quanto no exterior”, falou Vanderlei.

O atleta disse que essa é a realização de um sonho. “Meu propósito pessoal é que as crianças que tenham talento para o esporte não passem a dificuldade que eu sofri no início de carreira, com a falta de apoio, o que acabou atrasando meu desenvolvimento como atleta”, finalizou.

Enquanto não conseguem a verba para a obra, o instituto vai usar as dependências da Unicamp.