Sob suspeita

Atualizado em 12 de julho de 2007
Mais em

Por Leandro Bittar

O grande favorito para o ouro na prova de ciclismo na modalidalidade contra-relógio é o colombiano Santiago Botero, de 34 anos. Atual campeão colombiano da modalidade, Botero é o mais completo ciclista da história do país sul-americano mais bem sucedido no esporte. Tanto favoritismo assim não é fruto, porém, de seu desejo de defender o país, mas sim das portas que se fecharam a ele após seu suposto envolvimento com o escândalo de doping espanhol, conhecido como “Caso Puerto”.

Santiago Botero era um dos líderes da equipe Phonak quando teve seu nome associado ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, peça chave em um esquema de dopagem sanguíneo muito sofisticado. Botero foi suspenso preventivamente pela equipe, que passou a trabalhar para Floyd Landis, vencedor do Tour de France, mas que foi flagrado no exame antidoping e tem seu título em julgamento.

Atualmente, Botero compete pela equipe colombiana UNE-Orbitel, avalizado pelo comitê olímpico colombiano, que o absolveu de qualquer envolvimento com o caso espanhol por falta de provas. Porém, Botero não teria o mesmo respaldo das equipes européias.

“É muito benéfica a presença dele conosco. Mesmo que isso represente mais dificuldade em conquistar uma medalha. Foi um dos meus grandes ídolos. Torci muito por ele no Tour de France”, diz o brasileiro Marcos Novello, representante brasileiro na modalidade no Pan 2007. “Nada ficou provado. Sabe-se que esse escândalo fez muito barulho, mas apresentou poucas provas. Se não provaram sua culpa, ele é inocente”, completa Novello.

Um atleta de talento
Campeão mundial de contra-relógio, em 2002, Santiago Botero tem um longo histórico de sucesso na elite do ciclismo, incluindo três vitórias de etapas no Tour de France. Uma delas, um contra-relógio disputado em 2002, quando bateu ninguém menos do que Lance Armstrong. É o mais completo ciclista colombiano da história. Competiu por equipes importantes, como Kelme, T-Mobile e Phonak.