São Paulo recebe o Sol

Atualizado em 16 de janeiro de 2011
Mais em

Por Fernanda SIlva

Foi realizada na manhã deste domingo, 16 de janeiro, a etapa de São Paulo do Circuito Sol Net. Com percursos de 5 km e 10 km, a prova, que contou com cerca de quatro mil corredores, teve a largada às 8h, no Estádio do Pacaembu e contou com um clima ameno no momento da largada. Além dos sempre presentes veteranos, a competição contou também com vários iniciantes, como a bancária Camila Coutinho.

“É a primeira vez que participo do Circuito do Sol, mas já participei de outras provas antes. A cada corrida, vou me animando mais. Correr é maravilhoso.” Revela Camila, de 27 anos, que fez o percurso de 5 km em 36min06s. “Para mim, é bem legal participar das provas, pois treino em esteira, na academia, e poder correr ao ar livre e ainda competindo é muito desafiador”, conta a atleta, que fazia seus treinamentos em uma equipe, mas a falta de horários compatíveis a fez treinar sozinha.

E como a maioria dos atletas, que começam a praticar corrida com o intuito de manter a boa forma e a saúde, Isaías de Oliveira Aguiar, 41 anos, afirma ter começado a correr para ter uma boa qualidade de vida. “Comecei a correr há um ano e meio, junto com um colega que já corria. Meu principal objetivo era melhorar a saúde e a qualidade de vida. Hoje, minhas metas vão além, e são melhorar meu tempo e aumentar minha velocidade”, revela o contador, que atualmente treina de três a quatro vezes por semana, nas ruas de sua cidade, Franco da Rocha, na Grande São Paulo. “Gostei muito do Circuito do Sol, por isso corri novamente este ano, gosto do percurso e achei a prova de hoje, muito bem organizada e tranquila”, finalizou o corredor, que fez seu percurso de 5 km em 37min28s.

Jovem estreante
Iniciando nas corridas de rua, o estudante Felipe Nunes Silva, 18 anos, revela como foi ter participado do Circuito do Sol, sua primeira competição. “Adorei tudo. A prova, o percurso, o clima e a organização do evento. Foi tudo como imaginei.” Conta o jovem atleta, que entrou no mundo esportivo por incentivo do amigo que faz triathlon há bastante tempo e pela sua irmã, que também pratica corrida.

“Minha irmã sempre correu, e quando viu a prova do Circuito do Sol, resolveu nos inscrever, mas acabei correndo sem ela dessa vez” disse o corredor, que se viu obrigado a corre sem a irmã, devido a um problema de saúde que ela teve, mas nada que a tire das ruas.

O estudante ainda conta que pretende continuar a correr e melhorar sua performance cada vez mais. “Vou fazer uma viagem e vou ficar só treinando, melhorando meu preparo físico e assim que voltar, vou competir, ou quem sabe participar de provas por onde eu estiver”, afirmou Silva, que está ainda está preparando o roteiro de sua viagem.

Fotos: Ricardo Soares

Vencedores
Masculino 5 km

1º Wellington Bezerra da Silva – 15min03s
2º João Carlos Ribeiro Cardoso – 15min27s
3º Fernando Pereira – 15min35s

Feminino 5 km
1ª Jucimara Felix dos Santos – 18min50s
2ª Maria Cristina – 18min51s
3ª Hideme Cardoso – 19min10s

Masculino 10 km
1º Ronicesse Felix de Lima – 31min30s
2º Fábio de Oliveira – 31min42s
3º Caio Rocha Silva – 32min41s

Feminino 10 km
1ª Maria Bernadete Cabral – 38min34s
2ª – Vilma da Silva – 39min57s
3ª Vivian de Oliveira – 41min02s