Sky brilha em Modesto

Atualizado em 18 de maio de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A 3ª etapa da Volta da Califórnia – um percurso de 196 km entre Auburn e Modesto – reforçou o bom momento da equipe Sky em território norte-americano. Após a vitória de Ben Swift, foi a vez de Greg Henderson subir ao lugar mais alto do pódio, seguido pelo argentino Juan José Haedo (Saxo Bank) e pelo norueguês e atual campeão mundial de estrada Thor Hushovd (Garmin-Cervélo).

“Defendemos a camisa com honra. Colocamos dois atletas na frente para criar oportunidadesnpara Swift, mas não foi assim que aconteceu. Abri meu sprint, mas ele não conseguiu seguir em minha roda.” afirmou Henderson, surpreso, porém satisfeito.

Mais uma vez a etapa começou conturbada. As péssimas condições climáticas, novamente, foram a tônica do dia e retardaram o início do estágio na região do Vale Central da Califórnia.

Seis ciclistas protagonizaram a fuga do dia. Christian Meier (UnitedHealthcare Pro Cycling), Jan Barta (NetApp), Andy Jacques-Maynes (Bissell), William Dickeson (Jelly Belly p/b Kenda), Phillip Gaimon (Kenda/5-hour Energia Pro Cycling), James Driscoll (Jamis-Sutter Home) e Mike Creed (Kelly Benefit Strategies-OptumHealth).

O grupo de fugitivos conseguiu uma vantagem de 4min15s em relação ao pelotão, mas o bom trabalho das equipes Sky,que lutava para manter a liderança de Swift, Garmin-Cervélo, HTC-Highroad e RadioShack não deu chance de vitória aos escapados.

Com 15 km para a meta, as ações no pelotão se intensificaram para a chegada em sprint. O time SpiderTech assumiu a frente do pelotão na esperança de criar oportunidade para Keven Lacombe, que terminou na quarta posição na segunda etapa.

Algumas quedas foram registradas n sinuoso circuito que encaminhava os ciclistas para o final da prova. O asfalto molhado fez algumas vítimas como Jens Voigt (Leopard-Trek), Matthew Goss (HTC-Highroad), Baden Cooke (Saxo Bank)e Michael Mathews (Rabobank).

Com menos de 5 km para o encerramento da etapa, a Saxo Bank ditou as ações e parecia apostar suas fichas em Haedo. Apesar do trem armado pelo time dinamarquês, a Sky – mais uma vez – surpreendeu. Henderson apareceu forte na disputa pelo sprint e conquistou mais um triunfo para os britânicos.

Classificação:

1 Greg Henderson (NZl) Sky Procycling 5:14:29
2 Juan José Haedo (Arg) Saxo Bank Sungard
3 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
4 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
5 Leigh Howard (Aus) HTC-Highroad
6 Kevin Lacombe (Can) Team Spidertech Powered By C10
7 Robert Förster (Ger) UnitedHealthcare Pro Cycling
8 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team
9 Jure Kocjan (Slo) Team Type 1 – Sanofi Aventis
10 Alexander Candelario (USA) Kelly Benefit Strategies – OptumHealth

Classificação geral

1 Greg Henderson (NZl) Sky Procycling 8:01:31
2 Ben Swift (GBr) Sky Procycling
3 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale 0:00:04
4 Juan José Haedo (Arg) Saxo Bank Sungard
5 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 0:00:06
6 Matthew Harley Goss (Aus) HTC-Highroad
7 Kevin Lacombe (Can) Team Spidertech Powered By C10 0:00:10
8 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team
9 Robert Förster (Ger) UnitedHealthcare Pro Cycling
10 Alexander Candelario (USA) Kelly Benefit Strategies – OptumHealth