Sirlene de olho na maratona do Pan

Atualizado em 20 de julho de 2007
Mais em

A brasileira Sirlene Pinho dribla a ansiedade da estréia e confia na medalha neste domingo nos 42 km

 

Por Carolina Botelho

 

A Maratona feminina dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 vai acontecer nesse domingo, dia 22 de julho. Sirlene Souza de Pinho é uma das brasileiras selecionadas para correr os 42 km do Pan.

 

A ex-faxineira, que iniciou no esporte de alto rendimento depois de adulta, tem grandes chances de subir ao pódio, mesmo sendo a sua terceira maratona. Sirlene usa a pouca experiência como uma espécie de “combustível” para correr bem.

 

“Sou uma novata em maratona. Será a minha terceira prova e estou bem animada. Sei que as outras conhecem bem mais, como a Márcia, mas estou com aquela vontade de iniciante e vou correr determinada”, disse. “Todo atleta sonha com uma medalha. Vou para buscar o ouro. Já estou com o percurso na cabeça, sei o que fazer, o ritmo durante a prova”, contou anunciou a corredora.

 

A confiança no pódio tem outros motivos. Sirlene foi bem preparada por Valmir  Nunes e o apoio dos torcedores é fundamental. “No Rio, a torcida será muito importante. O incentivo ajuda muito. Foi assim este ano nos 10 KM Tribuna FM, em Santos. Nem pensava em ficar entre as primeiras, mas o povo torceu muito e ganhei forças para chegar em terceiro lugar. Quero captar a energia do público”, afirmou.

 

Manter a calma é preciso

“A ansiedade está a mil, mas estou bem-preparada. Treinei muito, me concentrei totalmente nesse Pan”, afirmou a atleta, que nos seus treinos se isolou em Águas de Lindóia. “Lá, só penso no treino. Não tem outra coisa para fazer”, brincou a competidora, que se privou, inclusive, da companhia da filha, Beatriz, de sete anos.

 

Apesar da distância, o contato é freqüente, feito por telefone, e Bia entende bem a situação da mãe. “Tenho saudades e falo com ela sempre. No mesmo dia que venci no Rio, a Bia ganhou uma medalha na natação. Não deu para estar lá, mas ela me ligou contando”, comentou.