Siqueira é suspenso por dois anos

Atualizado em 10 de março de 2020
Mais em ATIVO

Por Daniel Balsa

Flagrado pelo uso de EPO em exame antidoping na etapa de Huatalco da ITU World Cup – Circuito Mundial da União Internacional de Triathlon –, o brasileiro Henrique Siqueira foi suspenso por dois anos das competições e teve todos os seus resultados desconsiderados após a data da realização da análise, no último dia 8 de outubro.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 26 de janeiro, em nota oficial divulgada pra Confederação Brasileira de Triathlon, a CBTri. Em carta assinada pelo presidente da entidade, Carlos Alberto Machado Fróes, Henrique solicitou a contraprova assim que foi notificado pela ITU.

Nesta nova análise, foi confirmada a presença de EPO na urina do atleta. Com isso, Siqueira enviou uma carta para a entidade máxima do triathlon e assumiu-se culpado, aceitando a punição de dois anos ao invés de fazer sua defesa – uma das opções dadas pela ITU.

Na mesma etapa de Huatalco, Raphael Menezes foi flagrado pelo uso de clembuterol. O caso do brasileiro ainda não teve punição definida. Ele se defende que pode ter sido vítima de alguma contaminação.

Leia abaixo a nota completa enviada pela CBTri referente ao caso de Henrique Siqueira.

1. O triatleta HENRIQUE SIQUEIRA, em exame de controle de doping, realizado no dia 8 de outubro de 2010 na Huatulco ITU World Cup teve constatada a presença em sua urina da substância EPO.
2. EPO é uma substância proibida de acordo com a Lista de Substâncias Proibidas da WADA.
3. Em 04 de novembro, o atleta foi notificado pela ITU e solicitou a realização da contraprova.
4. A análise da amostra B, feita em 13 Dez 2010, confirmou a presença da substância EPO na urina do atleta que foi notificado.
5. Foi dada, pela ITU, a opção do atleta fazer a sua defesa ou aceitar a punição de dois anos imposta nestes casos.
6. Em 20 Dez 2010, em carta endereçada a ITU, o atleta declarou-se culpado e aceitou a punição acima citada.
7. Com isso, a ITU Anti Doping concluiu que foi violada a regra do artigo 10.2 do Código Mundial Antidoping e decidiu suspender o atleta HENRIQUE SIQUEIRA das competições nacionais e internacionais de triathlon por dois anos.
8. O período da suspensão vai de 8 de outubro de 2010 a 7 de outubro de 2012.
9. Todos os resultados, obtidos pelo atleta neste período, antes da decisão final serão desconsiderados e as classificações alteradas.

Carlos Alberto Machado Fróes
Presidente da Confederação Brasileira de Triathlon