Simone Alves é pega no antidoping

Atualizado em 14 de outubro de 2011
Mais em

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) confirmou na tarde desta sexta-feira, 14 de outubro, que a atleta Simone Alves da Silva foi pega no exame antidoping. O exame da atleta apontou uso da substância proibida Eritropoetina Recombinante (EPO), usada para melhorar o desempenho nas pistas.

A atleta foi comunicada no dia 5 de setembro do resultado da amostra “A” de sua urina, coletada durante o XXX Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em que a corredora quebrou o recorde sul-americano dos 10 mil metros. Após este primeiro resultado, a defesa de Simone solicitou a abertura da contraprova (amostra “B”) de sua urina, que confirmou o doping.

Com o resultado, a CBAt suspendeu provisoriamente a corredora, que tem agora 14 dias para solicitar o seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, em conformidade com as Regras da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Com o resultado do exame, Simone Alves da Silva, de 27 anos, será cortada da delegação brasileira que disputa os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que têm início nesta sexta-feira. Além das medalhas de ouro nos 5 e 10 mil metros no Troféu Brasil, a atleta ficou com a segunda colocação na São Silvestre de 2010, com 50min25s.