Simon ganha mais uma

Atualizado em 21 de abril de 2008
Mais em

Leandro Bittar
De São Carlos, SP

O argentino Edgardo Simon (Scott/São José dos Campos) demonstrou mais uma vez ter sido uma aposta certeira da sua equipe. O velocista venceu nesta segunda-feira, 21 de abril, mais uma etapa da Volta do Estado de São Paulo 2008, a segunda consecutiva. Ele foi o mais rápido no sprint que decidiu a 2ª etapa, que contou com 230 km entre Sorocaba e São Carlos. Com duas vitórias em duas etapas, o argentino é o líder absoluto da competição e aparece como grande surpresa na luta pelo título.

Um pelotão bem quebrado – desgastado pelas subidas e pela mais longa quilometragem desta edição – chegou com apenas 72 ciclistas para disputar a vitória no Centro de São Carlos em um ritmo alucinante. Outro velocista argentino, Francisco Chamorro (Sundown/São Caetano), parecia ser o mais forte e favorito para a vitória. Mas Chamorro certamente sentiu o ataque muito antecipado e foi ultrapassado por milímetros pelo campeão do primeiro dia, Edgardo Simon. Em terceiro lugar passou outro sprinter, e primeiro brasileiro do dia, Kléber Ramos (Flying Horse/Suzano).

Em sua primeira competição com a camisa da Scott/São José dos Campos, Simon diz que não poderia ter começado de forma melhor sua campanha na equipe brasileira, mas diz que ainda é cedo para pensar em vitória. “Não sou um escalador e apesar de não ter muitas subidas na Volta, eu precisava ter feito um trabalho específico de subidas. E eu não fiz. Estou mais concentrado em ajudar meu time e sei que temos nomes bem preparados para lutar pelo título”, disse um humilde Simon, que pode dar mais um passo ao título no contra-relógio de amanhã.

A fuga ideal
A etapa de hoje foi a mais longa do programa. Foram 230 km de um percurso com curtas subidas, porém, suficientes para quebrar o pelotão. Nos primeiros quilômetros, um ataque envolvendo cinco ciclistas acabou tornando-se a principal fuga do dia. Robson Dias (Memorial/Santos), Fabiele Mota (Sales/Belo Horizonte), Elivelton Pedro (Sundown/São Caetano), Renato Aparecido dos Santos (DataRo/Ponta Grossa) e Jean Coloca (Metodista/São Bernardo) estiveram por quase cem quilômetros à frente do pelotão que mantinha uma distância quase constante de dois minutos de diferença.

O pelotão não teve dificuldades para neutralizar a fuga na metade final da prova e seguiu neutralizando qualquer outra tentativa até o final. Se ninguém conseguia deixar o pelotão, muitos ficaram para trás dele. As subidas finais selecionaram bem os primeiros colocados e deixou muita gente boa para trás. Entre eles, Alex Diniz (Scott/São José dos Campos). O campeão de 2006 sentiu mal-estar estomacal durante todo o percurso e sofreu para não ceder mais do que os 1min31s que perdeu hoje. Diniz continua na briga pelo título, porém, com um caminho bem mais difícil.

Ao todo, seis ciclistas abandonaram a competição: Fabiele Mota (Sales/Barbacena), Rodrigo Cheles (União/Assis), Rafael Silva (Avaí/Florianópolis), Gustavo Zorzo (Avaí/Florianópolis), Ezequiel Riderson (Team Vale/Pindamonhangaba) e Fidel Goytta (Municipalidad de Juarez – México).

Amanhã: 3ª e 4ª etapas
Nesta terça-feira os ciclistas sobem nas bicicletas para uma jornada dupla. Pela manhã, eles disputam os 11,3 km do contra-relógio individual, em São Carlos. A etapa pode contar segundos preciosos na classificação geral. À tarde, o pelotão utiliza a energia economizada para pedalar até Ribeirão Preto, com 97 km. A 5ª Volta do Estado de São Paulo termina domingo, em São Paulo.

Classificação da 2ª etapa
1- Edgardo Simon (ARG/Scott/São José dos Campos) 5h43min17s
2- Francisco Chamorro (ARG/Sundown/São Caetano) m.t.
3- Kleber Ramos (BRA/Frying Horse/Suzano)
4- Diego Domingues (BRA/União/Assis) m.t.
5- Marcio Pinto (Sales/Belo Horizonte) m.t.
6- Geovane Fernandes (URU/Seleção Uruguaia) m.t.
8- Glauber Nascimento (BRA/DET/Cordeirópolis) m.t.
9- Raphael Serpa (BRA/Team Vale/Pindamonhangaba) m.t.
10- Antonio Nascimento (BRA/Memorial/Santos) m.t.

Classificação geral – após a 2ª etapa
1- Edgardo Simon (ARG/Scott/São José dos Campos) 7h41min24s
2- Francisco Chamorro (ARG/Sundown/São Caetano) a 15s
3- Alvaro Tardaguila (URU/Seleção Uruguaia) a 16s
4- Kleber Ramos (BRA/Frying Horse/Suzano) a 18s
5- Alcides Vieira (BRA/DataRo/Ponta Grossa) a 19s
6- Raul Cançado (BRA/Sundown/São Caetano) a 21s
7- José Junior Diniz (BRA/São Lucas/Americana) a 22s
8- Glauber Nascimento (BRA/DET/Cordeirópolis) a 22s
9- Gideoni Monteiro(BRA/Seleção Paulista) a 22s
10- Raphael Serpa (BRA/Team Vale/Pindamonhangaba) a 22s

Classificação por pontos
1- Edgardo Simon (ARG/Scott/São José dos Campos) 23
2- Alcides Vieira (BRA/DataRo/Ponta Grossa) 10
3- Francisco Chamorro (ARG/Sundown/São Caetano) a9

Classificação de montanha
1- Marcelo Moser (Avaí/Florianópolis) 9
2- Jean Coloca (Metodista/São Bernardo) 8
3- Renato Aparecido dos Santos (DataRo/Ponta Grossa) 7

Classificação por equipes
1- Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/São José dos Campos 23h05min18s
2- Suzano/Flying Horse/Caloi m.t.
3- Memorial/Santos/Giant/Nossa Caixa) m.t.

* Leandro Bittar acompanha a 5ª Volta do Estado de São Paulo convidado pela organização