Show de Cadel Evans em Macerata

Atualizado em 14 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Cadel Evans (BMC) aproveitou a rivalidade entre Michele Scarponi (Lampre-ISD) e Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale) e destoou na escalada final em Macerata para vencer a 6ª etapa da Tirreno-Adriático e assegurar a camisa azul na liderança da competição.

Evans observou a disputa entre Scarponi e Nibali, que pareciam desgastados, e atacou de forma brilhante para alcançar uma emocionante e merecida vitória.

O italiano Giovanni Visconti (Farnese Vini-Neri Sottoli) chegou em segundo lugar à frente de Michele Scarponi, mas ninguém no grupo de elite pode frear o ímpeto de Cadel Evans próximo a meta, que agora tem 9 segundos de vantagem sobre Scarponi e doze sobre Ivan Basso (Liquigas).

Damiano Cunego (Lampre) trabalhou duro para auxiliar Michele Scarponi, que tinha a etapa de hoje como sua última chance para roubar a camisa azul de Evans. Cunego esfacelou o pelotão com um ataque a 1,5 km do topo, e abriu margem para os grandes escaladores.

Scarponi, em seu primeiro ataque, foi acompanhado por Evans, Basso, Danilo Di Luca (Katusha) e Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale). Todos estavam atentos para qualquer iniciativa no grupo. Mais uma vez, Scarponi tentou surpreender, mas foi marcado por Evans, que neutralizou o italiano.

Com a queda de ritmo no grupo, o português Thiago Machado (RadioShack) tentou a sorte. Michelle Scarponi atacou pela terceira vez, e dessa vez, foi acompanhado por Phillipe Gilbert (Omega Pharma). O belga, todavia, não conseguiu acompanhar o ciclista da Lampre, que deixou Machado para trás.

Nibali e Scarponi pareciam dividir as glórias do dia. Scarponi esperou um revezamento junto ao siciliano para chegarem a meta, mas Nibali se negou a trabalhar com o compatriota. Com isso, o grupo com Evans, Basso, Di Luca e companhia juntou-se a dupla italiana.

Nos metros finais, o australiano mostrou muito mais pernas e força que os adversários, atacou de maneira intensa e conquistou um triunfo brilhante em Macerata.

Classificação etapa

1 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 4:37:58
2 Giovanni Visconti (Ita) Farnese Vini – Neri Sottoli
3 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD
4 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale
5 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale
6 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone
8 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team
9 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Tiago Machado (Por) Team RadioShack

Classificação geral

1 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 27:26:33
2 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD 0:00:09
3 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:12
4 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:15
5 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:21
6 Damiano Cunego (Ita) Lampre – ISD 0:00:24
7 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:33
8 Tiago Machado (Por) Team RadioShack 0:00:42
9 Thomas Lövkvist (Swe) Sky Procycling 0:00:46
10 Marco Pinotti (Ita) HTC-Highroad