Sem pressão

Atualizado em 22 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O campeão belga Philippe Gilbert, imbatível nas Clássicas deste ano e líder do ranking World Tour da União Ciclística Internacional (UCI) poderá coroar sua temporada impecável com o título Mundial no próximo domingo (25). A pequena ascensão antes da meta da prova faz com que muitos especialistas apostem que Gilbert pode ficar com a vitória, mas é o belga quem acaba com essa expectativa.

“Não sinto que tenho a necessidade de colocar mais brilho na minha temporada, vencendo o Campeonato Mundial. Tudo que eu vencer agora é puro bônus. Estou em uma posição luxuriosa, que me proporciona muita liberdade. Começarei a prova sem pressão alguma sobre meus ombros, mesmo porque neste percurso, não sou um dos principais favoritos”, disse.

Durante o Campeonato Mundial de 2010, Gilbert se lançou ao ataque e ao que tudo indicava, tinha tudo para sagrar-se campeão, no entanto, acabou neutralizado pelo pelotão perto do final da prova, o que proporcionou ao norueguês Thor Hushovd conquistar a medalha de ouro. Apesar de liderar a Bélgica, país com imensa tradição no ciclismo, sua meta principal não é levar a bandeira de sua nação para o topo do pódio, mas estar em forma para a Volta da Lombardia, que será disputada no dia 15 de outubro.

“Realizei meu tradicional treino de quarta-feira antes do Mundial, pedalando durante seis horas pelo interior inóspito de Mônaco. Não poderia sonhar com uma paisagem melhor, mas admito que todo este esforço está sendo para disputar a Volta da Lombardia. Estou indo para vencer na Lombardia, pois devo isto a mim mesmo. Entrarei para defender o título”, disse Gilbert, esclarecendo a vontade de vencer a prova pela terceira vez consecutiva.