Seleção feminina disputa Pan no Uruguai

Atualizado em 07 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A seleção brasileira feminina de ciclismo disputará neste sábado, dia 10 de maio, em Montevidéu, no Uruguai, o Pan-Americano da categoria. A equipe do Brasil será formada pela atleta Valquíria Pardial, atual campeã brasileira de estrada, e pela família Fernandes (Janildes, Clemilda e Uênia).

Com apenas 23 anos, Valquíria aparece como um dos grandes nomes do ciclismo feminino no país, e aos poucos vai se firmando entre as principais atletas da modalidade. Este ano, ela já defendeu a seleção nacional em duas provas na Venzuela, e entre os dias 15 e 25 de maio disputará três competições importantes em El Salvador, que valem pontos no ranking mundial da UCI e podem ajudá-la a conseguir a classificação para a prova de estrada das Olimpíadas de Pequim.

“Na Venezuela, ela trabalhou duro, como gregária, para as Fernandes, o que foi justo. Em El Salvador, ela terá liberdade para buscar a melhor colocação possível. Eu ainda aposto no nome da Val para Pequim. Ela é determinada e está numa boa fase”, afirma Cláudio Carlindo, técnico da seleção brasileira, que também convocou Fernanda Souza, Natália Lima e Debora Gerhard para as provas de El Salvador.