Seleção de BMX inicia temporada de 5 meses na Europa

Atualizado em 27 de março de 2011
Mais em

Os brasileiros integrantes da seleção permanente de Bicicross (BMX) já estão na Europa para uma temporada e cinco meses em busca de aperfeiçoamento, experiência internacional e preparação para o Campeonato Mundial.

Leandro Miranda, Bianca Quinalha, Priscilla Carnaval e Hugo Osteti estão no Centro Mundial de Treinamento da União Ciclística Internacional (UCI), instalado em Aigle, na Suíça. Todos os atletas logo que chegam fazem “bike fit” e ganham bicicletas de Estrada, Pista, MTB e BMX.

Dentro do Centro, existe uma pista de BMX específica para treinar técnica, sistemas de largada e sistemas para testes físicos. Todos os programas são comandados por Thomas Allier, francês, tricampeão mundial da modalidade.

“A formação da seleção brasileira para esse intercâmbio reúne sem dúvidas os melhores pilotos do Brasil” afirmou Fabio Politi, diretor do departamento de BMX da CBC. Nesse período, os brasileiros também participarão de todas as etapas do Campeonato Europeu de BMX, mas o principal foco é o Campeonato Mundial em Copenhague, na Dinamarca. A competição contará com o maior número de pontos no ranking internacional e será primordial uma boa participação dos brasileiros para conseguir classificação olímpica.

Esta não é a primeira vez que atletas brasileiros treinam no Centro da UCI. Durante a temporada 2010, os pilotos fizeram esse intercâmbio visando aos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura, e os resultados foram positivos. Um bom exemplo é a primeira colocação na categoria feminina obtida por Mayara Perez.

Os critérios utilizados para escolher os atletas foram seletivas realizadas durante os últimos dois anos, levando em consideração o ranking brasileiro.