Segurança na hora de pedalar nas rodovias

Atualizado em 07 de maio de 2009
Mais em

Em certos momentos do treinamento começamos a perceber os riscos que nós ciclistas enfrentamos, pois pedalar nas rodovias brasileiras é perigoso sem as devidas precauções necessárias.

Já estamos no ano de 2009 e ainda encontramos ciclistas nas estradas sem a utilização do capacete, equipamento essencial ao esporte. Outro equipamento de suma importância são os óculos de sol, pois além de remediar a luz solar é uma excelente proteção contra insetos, areia, folhas e pequenos resíduos existentes na estrada que podem, numa fração de segundos, colidir com nossas vistas e nos trazer males irreparáveis.

Por este motivo faço um apelo a todos os ciclistas que quando cruzarem com outro atleta na estrada e este não estiver usando os equipamentos essenciais, colabore e explique a importância dos mesmos. O exemplo deve partir dos ciclistas, para que todos se conscientizem que devemos pedalar com precaução.

Outro perigo pertinente são os assaltos. Aqui em Santos, mais precisamente no Guarujá, houve uma incidência de assaltos, de seis bikes, em duas semanas.  A união entre ciclistas e triatletas ajudou a amenizar o problema. Após três reuniões organizadas pelos atletas formou-se uma comissão, que conseguiu uma reunião com o delegado seccional da região, cobrando mais empenho da polícia nos casos ocorridos.

O que achei muito bacana é que atletas profissionais e amadores se uniram rapidamente objetivando uma solução para o caso.

Então fica aqui um alerta para que além de se policiar com os equipamentos devidos, analise também o caminho a percorrer e ande de preferência em grupo, pois desta maneira fica mais seguro pedalar.

Grande abraço e até mais.