Schlek vence etapa e Cadel Evans é o líder do Tour

Atualizado em 11 de julho de 2010
Mais em

A oitava etapa do Tour de France, uma disputa de 189 km pelos Alpes franceses, neste domingo, foi como se esperava, cheia de reviravoltas, novos personagens no cenário competitivo e final emocionante. O único fato não previsível foi o dia ruim de Lance Armstrong na prova, que viu a possibilidade de título praticamente ir embora hoje.

Maior campeão da história do Tour, com sete vitórias, Lance Armstrong teve outro dia de falta de sorte nesta que é sua última participação no Tour. Foram três acidentes entre Morzine e Avoriaz, em um deles chegou a se machucar um pouco, e o resultado foi perda de ritmo e tempo, que totalizou ao final da disputa cerca de 11’45” para o campeão da etapa.

Se foi um dia péssimo para Armstrong, este domingo foi a vez de Andy Shleck brilhar, ele venceu sua primeira etapa no Tour, uma dura disputa nas montanha, em um sprint sensacional no quilômetro final com o atleta Samuel Sanches. Antes do sprint, deixou Alberto Contador para trás, sem condições de alcançá-lo.

A camisa amarela também mudou de atleta neste domingo, na terça será a vez do australiano Cadel Evans usá-la, após chegar em sexto na etapa, bem a frente de Chavanel, que havia tomado a camisa amarela de Cancellara no último sábado. Evans se emocionou bastante ao receber a camisa no pódio.
Com os problemas de Lance Armstrong, quem ganha destaque na equipe RadioShack é Levi Leipheimer, que surpreendeu também neste domingo e chegou em 9º na classificação.

Os 189 km da etapa neste domingo tiveram cinco montanhas, incluindo a primeira de nível 1 da 97ª edição do Tour, a col de la Ramaz, na altura do km 154.5km. Esta segunda-feira é o primeiro dia de descanso dos atletas, e o Tour retorna na terça com a 9ª etapa, 204.5 km até Saint-Jean-de-Maurienne.

TOP 5 na Classificação Geral:
1- Cadel Evans (AUS) BMC
2- Andy Schleck (LUX) SAX
3- Alberto Contador (ESP) AST
4- Jurgen Van Den Broeck (BEL) OLO
5- Denis Menchov (RUS) RAB

TOP 10 na Etapa:
1- Andy Schleck (LUX) SAX – 189 km em 4h54’11″
2- Samuel Sanchez (ESP) EUS – mesmo tempo
3- Robert Gesink (NED) RAB – a 10″
4- Roman Kreuziger (CZE) LIQ – a 10″
5- Alberto Contador (ESP) AST – a 10″
6- Cadel Evans (AUS) BMC- a 10″
7- Jurgen Van Den Broeck (BEL) OLO – a 10″
8- Levi Leipheimer (USA) RSH – a 10″
9- Ivan Basso (ITA) LIQ – a 10″
10- Denis Menchov (RUS) RAB – a 10″