São Silvestre: a corrida que todos nós queremos

Atualizado em 23 de dezembro de 2010
Mais em

A corrida Internacional de São Silvestre é, certamente, a que muita gente gostaria de correr mas, muitas vezes, não sabe das suas facilidades e dificuldades.

Correr uma prova como a corrida de São Silvestre é, hoje, uma das mais difíceis e fáceis ao mesmo tempo. Tudo depende de como você inicia a prova.

Sem prestar a atenção, após o tiro de partida, os corredores correrão para se desvencilhar dos demais, se acotovelando, acelerando o passo, já que a prova tem início na Avenida Paulista, é toda plana e, por isso, estimula os corredores a não se preocuparem com o restante da prova.

Depoimento

De mim para vocês, de mim para mim

Corri neste domingo último, dia 19, os quinze quilômetros da prova, sem me preocupar com o tempo. Fiz exatamente como recomendo e em momento algum aceitei provocações ou forcei o ritmo só por que teria que ultrapassar os demais. Corri para minha satisfação e para minha imensa satisfação, percorri os 15.5km, já que iniciei no prédio da Gazeta e terminei por lá, em 1h28min. Nada mal!
Claro que é muito diferente dos meus tempos de atleta, quando cruzei a linha de chegada da mesma prova em 30º. Lugar. Desta forma, apresento ao meu corpo, exatamente o que prescrevo e falo diariamente a todos os corredores lentos, médios ou rápidos. O ritmo programado de lento a médio e acelerado, pode agradar a gregos e troianos.

Não importa se você é um corredor rápido, lento ou muito rápido. Velhinho, mocinho, mulher ou homem. O que vale é a progressividade de sua corrida que permitirá uma adaptação gradual entre o gasto energético e a acomodação emocional, para perdurar o esforço prolongado e forte.

Quando cheguei à Avenida Brigadeiro Luis Antonio, acreditem, foi fácil. Cheguei ao final com sobra de energia e ainda procurei alguns alunos no último terço da subida, para acompanhá-los até o prédio da Gazeta Esportiva.

Mas o percurso não é só plano, subida e descida, onde é só acelerar na hora certa e pronto. Você precisa se programar para adequar ritmo também o tempo inteiro da prova. Por exemplo, descer leve a Rua da Consolação está correto, depois, procurar adequar ao ritmo que for necessário, e como estamos falando de pelo menos 20.000 pessoas, se todos lessem este artigo certamente teríamos que adequar a todos.

Procuro dizer que cada um terá uma adequação especial a fazer para si mesmo. Então, naquelas subidas das pontes, pode ser que tenhamos que readaptar a velocidade para então recuperar na descida, mas, para muitas pessoas, acelerar numa descida, por mais fácil que possa parecer, pode detonar um pouco do fôlego e então prejudicar na recuperação muscular até o final da prova.

Pense que sua energia é findável e então programe passadas muito semelhantes na maior parte da corrida para economizar as forças, facilitando umas vezes e forçando mesmo, somente depois do largo de São Francisco.

Faça a corrida da sua história. Pense grande, mas só depois de ter a certeza de que terminará sem os desgastes costumeiros. Então, comemorar com o resultado nos jornais e revistas pode ser muito bem-vindo, para dizer que quem ri por último pode rir muito melhor.

Ótima São Silvestre para nós.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.