Santiago e Ariane vencem GP Extreme em São Carlos

Atualizado em 04 de abril de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

Realizado neste domingo, dia 3 de abril, em São Carlos, os GP Extreme de Triathlon exigiu muito dos triatletas. Feita em um formato inédito no Brasil – 1.000 m de natação, 100 km de ciclismo e 10 km de corrida –, a prova beneficiou aqueles que são melhores ciclistas, não apenas pela distância na bike, mas também pelas fortes subidas – algumas com até 10% de inclinação. Melhor para Santiago Ascenço e Ariane Monticeli, que se sagraram campeões da primeira edição da competição.

Entre os profissionais, a prova teve ainda outro atrativo. O formato da disputa foi de contrarrelógio, com cada triatleta largando um minuto após o outro. Isso exigiu também o lado mental, pois os competidores precisavam fazer contas para saber em qual posição estava.

“Tinha de fazer força e contas. Como eu uso potencimetro, eu sabia que força eu estava fazendo. Mas o difícil eram as contas. Muitas vezes eu não sabia se estava certo ou não”, falou Santiago. O goiano provou ser bom na matemática. Antes de sair o resultado, Ascenço disse que, por suas contas, ele havia ganhado a prova com três minutos de vantagem para Oscar Galindez, fato que foi confirmado após a divulgação da classificação final.

Segundo colocado, o argentino lamentou não ter feito uma boa competição. “Essa prova foi feita para os meus moldes. O ciclismo é meu forte e eu adoro as subidas, mas não era meu dia. Foi um dos meus piores pedais. As coisas não encaixaram”, falou Galindez.

A terceira colocação ficou com Adriano Sacchetto, campeão do GP Short Triathlon realizado na véspera, seguido de Ivan Albano e Chicão Ferreira. A sexta posição ficou com Marcus Ornellas, que sofreu com as cãibras.

“É uma prova muito dura. Todo mundo sentiu um pouco, mas eu termino chateado, pois as cãibras me limitaram e eu terminei sem estar cansado”, disse. O fluminense, que possui 25 anos de triathlon, aproveitou para elogiar a estrutura da competição. “Isso é organização ‘gringa’. Eu já fiz o Mundial do Havaí e aqui eu vi menos falhas que lá. O pessoal da SB5 faz triathlon e se preocupa com a gente. Muito bacana mesmo”, comentou.

Entre as mulheres, Ariane Monticeli foi soberana na competição. Primeira a largar, a gaúcha usou como estratégia não deixar as adversárias chegarem perto dela. “Eu só não queria ser a primeira a partir, mas já que fui a sorteada, tentei fugir delas”, comentou.

Ao contrário de Santiago, Ariane não se preocupou com as contas. “Eu tentei abrir vantagem. Tive alguns problemas no começo da bike, mas logo concentrei e comecei a fazer força. Logo vi que elas estavam distantes, então não me preocupei com as contas, ainda mais que fiz uma boa corrida no final”, comentou.

A segunda colocação ficou com a veterana Sandra Soldan, que chegou oito minutos atrás de Ariane. Sílvia Fusco garantiu a terceira colocação com apenas sete segundos à frente de Ana Lídia Borba. Carolina Furriela, campeã do GP Short de Triathlon, fechou o pódio.

Resultado Final Masculino
1) Santiago Ascenço – 3h07min54s
2) Oscar Galindez – 3h10min56s
3) Adriano Sacchetto – 3h13min51s
4) Ivan Albano – 3h17min30s
5) Chicão Ferreira – 3h18min01s

Resultado Final Feminino
1) Ariane Monticeli – 3h42min54s
2) Sandra Soldan – 3h50min54s
3) Sílvia Fusco – 3h53min12s
4) Ana Lídia Borba – 3h53min19s
5) Carol Furriela – 3h56min22s