Santiago Ascenço vence etapa do Troféu Brasil

Atualizado em 25 de setembro de 2011
Mais em

Os triatletas Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni venceram, pela segunda vez no ano, no 21º Troféu Brasil de Triathlon, disputado neste domingo (25), em Santos.

Ao contrário da etapa de abertura, também realizada em Santos (SP), a disputa deste domingo exigiu muito dos competidores em razão do forte vento, além de chuva. Ao final dos 1,5 km de natação, 40 km de natação e 10 km de corrida, Santiago venceu a terceira etapa com o tempo de 1h51min40s, enquanto Vanessa precisou de 2h08min28s para garantir o topo do pódio.

Foi a terceira vitória seguida de Ascenço, que deu mais um importante passo rumo ao titulo, enquanto Vanessa se recuperou da prova anterior, em São Paulo, quando terminou em quinto, após penalização. A quarta etapa será no dia 30 de outubro, mais uma vez em Santos, ficando o término da temporada no dia 11 de dezembro. As vagas para a 4ª etapa já podem ser garantidas on-line no ativo.com.

Líder da competição, Santiago Ascenço saiu da água em sétimo, completou a primeira volta do ciclismo na segunda posição, assumindo a ponta antes mesmo da transição. Num belo duelo com o jovem Adriano Sacchetto, Santiago venceu a terceira etapa seguida com pouco mais de 30 segundos de vantagem.

“Foi uma prova dura em razão do vento, especialmente no ciclismo. Saí da água bem, pois venho trabalhando forte nisso, para assumir a ponta no final da bike. Depois tive uma boa briga com o Adriano, mas consegui manter o ritmo e vencer mais uma vez.”, explicou o triatleta goiano, de 31 anos. “O Troféu Brasil é minha grande meta neste ano e vou lutar muito por esta conquista”, finalizou.

No feminino, Vanessa saiu em terceiro da água, mas assumiu a ponta logo, posição que manteve sem muitos problema até cruzar a linha de chegada, com boa folga para as adversárias. “Foi a prova mais difícil desta temporada. O vento estava muito forte no ciclismo e quem não veio preparado sofreu bastante. Felizmente, deu tudo certo para mim”, afirmou a atleta de Campinas, interior de São Paulo. “Consegui me recuperar na classificação e isso é o que importa. A briga pelo titulo deverá ser assim até o final da temporada e estou preparada”, finalizou.

Resultados

Masculino

1- Santiago Ascenço, 1h51min40s
2- Adriano Sacchetto, 1h52min19s
3- Guilherme Manocchio, 1h54min22s
4- Guto Antunes, 1h55min15s
5- Antônio Manssur Filho, 1h57min10s

Feminino
1- Vanessa Gianinni, 2h08min28s
2- Carolina Furriela, 2h11min15s
3- Fernanda Garcia, 2h13min40s
4- Ariane Monticeli, 2h18min32s
5- Priscila Rocha, 2h19min52s