Saia do sofá e comece a correr!

Atualizado em 18 de janeiro de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Começar a correr pode parecer uma tarefa árdua, mas não é bem assim. A corrida é um esporte livre, que busca o bem-estar e a saúde, de uma forma fácil e gratificante. Para começar a praticar o esporte, é necessário ter vontade, fazer uma avaliação médica e ter um par de tênis adequado. (Clique aqui e saiba como escolher os eu). Após esses requisitos, as passadas dependem de você.

“Para quem quer começar a correr, em primeiro lugar, deve ser feita uma avaliação médica, especialmente com um cardiologista, para saber sua frequência cardíaca e fazer todos os outros exames necessários para conhecer sua a condição física inicial”, explica Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria que leva seu nome.

Com os resultados dos exames em mãos, o início dependerá da sua condição física. O auxílio de um treinador é indicado. “Os treinos devem ser elaborados com base nos exames, para se adequar à condição física da pessoa. Geralmente, começo os treinos dos meus alunos basicamente com caminhada, depois vou aumentando gradativamente, passando para a corrida”, revela o diretor técnico da Vinicius Assessoria Esportiva, Vinicius Balbino.

O ideal, para quem está começando é treinar de três a quatro vezes por semana, mantendo sempre dias alternados de descanso. Intercalar outros esportes com a corrida, como a musculação ou a natação também é interessante. “Analisar o histórico da pessoa, também é importante. Às vezes ela é iniciante na corrida, mas já praticou ou faz algum outro exercício. Já para quem é totalmente sedentário, é bom começar com caminhada, um bom alongamento e muito aquecimento, para depois aumentar a intensidade e frequência dos treinos”, finaliza Rennó.

Cuidados
Um dos principais perigos para os corredores iniciantes são as lesões. A pressa por resultados ou a vontade de começar com muita intensidade podem gerar contusões no novo atleta, podendo afastá-lo da corrida por tempo indeterminado. Por isso, é preciso ter muita calma e paciência, pois logo apareceram os resultados. “Ir com muita sede ao pote” poderá arruinar seu futuro no esporte.

Outro fator é tomar cuidado com as roupas, que devem ser leves, e com os lugares, que devem ser bem sinalizados e iluminados, para evitar acidentes. Um dos principais fatores é o tênis. “É preciso ter um bom tênis, para não ter futuras lesões. O ideal é fazer um teste de pisada, para ter o tênis adequado, caso não dê para fazer, o certo é comprar um tênis que fique confortável e que tenha um bom amortecimento”, explica Balbino.

Para perder peso
Um dos principais motivos que levam as pessoas a começar a correr é emagrecer. A corrida, aliada a uma alimentação saudável, pode diminuir alguns números na balança. Mas para isso é importante o acompanhamento de um nutricionista, além de todos os outros pré-requisitos iniciais. “O treino para quem quer perder peso deve ser ainda mais gradativo, pois geralmente a parte motora fica desalinhada devido ao excesso de peso”. Indica o treinador Rennó, que aconselha também monitorar seu peso, para ver o que está sendo perdido.

Comece já!
Além de melhorar sua qualidade de vida, ajudar na alimentação e no sono – pois o corredor passa a se preocupar mais com o que come, e com sua disposição para acordar bem e treinar ou treinar bem e dormir, a corrida auxilia também na parte cardiovascular, melhora a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a pressão arterial, controla o diabetes, alivia a tensão e o elimina estresse, te dando uma ótima sensação de bem-estar.

Planilhas
Separamos duas planilhas de treino para você que quer começar a correr. Uma é mais voltada para quem quer perder peso e outra é para quem já que começar a correr logo. Caso surjam dúvidas na interpretação do treino, clique aqui e saiba como decifrar sua planilha.

Para começar a correr.

Para perder peso e correr.