Saúde do homem

Atualizado em 16 de agosto de 2010
Mais em

Por Priscila Di Ciero

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no homem e representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos. Homens vivem em média sete anos menos que as mulheres.

Na prática, o homem vem sendo negligente com sua saúde, e percebo em minha prática clínica maior resistência por parte dos homens do que mulheres no quesito mudanças de hábitos alimentares.

No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte – e entre os homens a incidência é maior. A prevenção pode ser feita com check-up médico periódico para controle dos fatores de riscos, como sobrepeso, obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, entre outros, além de mudanças na dieta e até inclusão de suplementos com orientação do nutricionista.

Sem dúvida alguma a medicina preventiva é a mais inteligente: associar mudança de hábitos alimentares com supervisão e acompanhamento de um nutricionista, e a inclusão de atividade física regular fazem parte de todo processo em busca de mais qualidade de vida, de maior disposição física e mental.

O envelhecimento é um processo natural do organismo, e no caso masculino, a andropausa (caracterizada pela deficiência dos hormônios androgênios – como a testosterona – observada comumente em homens á partir dos 45 anos de idade) se relacionada com sintomas endócrinos, físicos, psicológicos e sexuais. A disfunção erétil é um dos principais sintomas relatados. E alguns fatores podem contribuir para o declínio dos níveis de testosterona, como o abuso de bebidas alcoólicas, diabetes tipo 2 e uso de alguns medicamentos. A obesidade é um forte preditor da deficiência de testosterona, e deficiências nutricionais (como a de zinco e de ômega-3) contribuem muito para os desequilíbrios hormonais.

A nutrição funcional foca além do controle de peso: auxilia no controle dos níveis de glicemia, de gorduras no sangue, no aporte de antioxidantes para controle do estresse oxidativo (=causa de inúmeras doenças), a evitar e ajudar a recuperar a disfunção erétil em homens, e em otimizar saúde no processo natural de envelhecimento.

Homem: cuide de sua saúde, seja mais feliz, cuide mais de sua alimentação!
Consulte sempre seu Nutricionista.

*Nutricionista paulistana formada em 2001, Priscila Di Ciero é especialista em nutrição esportiva, com cursos de extensão em nutrição funcional, estética e suplementação. É membro do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Atualmente, presta consultoria a restaurantes, escolas e empresas, além de atender em consultório e, quando necessário, nas residências dos clientes. Acesse o site: www.prisciladiciero.com.br