Sabiá é atração paralela na Copa Internacional

Atualizado em 19 de maio de 2006
Mais em

POR LEANDRO BITTAR

Não bastasse a disputa entre os mais importantes mountain bikers nacionais e internacionais, alguns eventos paralelos vão animar o espectador que acompanhar 2ª etapa da Copa Internacional de MTB, neste domingo (21/5), em Conselheiro Lafaiete (MG). O pára-quedista Luiz Henrique Tapajós, mais conhecido como “Sabiá”, será uma destas atrações. Com mais de 10 mil saltos no currículo, Sabiá é considerado um dos principais nomes do esporte no país e um dos fundadores do BASE Jump no Brasil.

A sigla BASE vem do inglês e significa Building, Antena, Span and Earth (prédio, antena, ponte e montanha). Um esportista só é aceito como BASE-jumper após ter realizado pelo menos um salto em cada um desses quatro locais. O BASE Jump é tido atualmente como a modalidade mais radical e perigosa do pára-quedismo.

Entre os lugares mais famosos de onde já saltou estão a Torre Eiffel, na França e o Petrona Towers, na Malásia. No Brasil, ele aponta a Usina do Gasômetro em Porto Alegre como seu salto mais difícil, mas foi em um salto realizado no Congresso Nacional que conseguiu mais notoriedade, quando realizou saltos ao vivo em vários programas de TV. Sabiá também já saltou de guindastes, chaminés, cavernas, bondinhos, represas hidroelétricas, caixas d’água, torres de alta tensão e brinquedos de parque de diversão.

Outras atrações também prometem agitar o público, como uma demonstração de balonismo e o recordista mundial de wheeling (andar em uma roda só da bicicleta), Leandro Basseto. Recordista mundial da categoria depois de passar 10h e 100 km pedalando em apenas uma roda, Basseto realizará um show de trial para agitar os presentes. A entrada na Copa Internacional de MTB é gratuita.