Rumo à primeira Golden Runners 10K

Atualizado em 14 de maio de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho e Bernardo Feital

A 14ª edição da Maratona Internacional de São Paulo será realizada dia 1º de junho e terá as distâncias de 5 e 10 km como opção para quem não quer disputar os 42 km. Junto aos 10 km oficiais, a Mizuno promoverá a Golden Runners 10K, prova para 450 corredores escolhidos a partir de um mailing vip da marca esportiva.

A Golden Runners 10K será realizada, portanto, simultaneamente à maratona paulistana, com largada às 8h55, na esquina da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Rua Guaraiúva. O destaque do percurso será o trecho na ponte estaiada (sobre a Marginal do Pinheiros), inaugurada na primeira quinzena de maio. A chegada será no Obelisco do Parque do Ibirapuera.

O nome da prova, “Golden Runners”, é uma homenagem às Olimpíadas, já que a Mizuno nos anos em que há Jogos, lança uma edição limitada de calçados e peças de vestuário para homenagear o esporte olímpico brasileiro.

Corredores de ouro
Os atletas convidados para participar da Golden Runners 10K terão benefícios e facilidades, como inscrição gratuita, espaço diferenciado para retirada de kit na véspera da prova com produtos à venda com desconto e dicas de especialistas para a corrida do dia seguinte. Será possível também fazer o teste do pedígrafo, no qual é possível determinar o tipo de pé (cavo, chato ou normal) e de pisada (pronada, supinada ou neutra), e, assim, escolher qual o melhor modelo de tênis.

No dia da prova, 1º de junho, os membros que irão participar da Golden Runners 10K terão estacionamento gratuito e o privilégio de largar na frente do pelotão da 10K oficial. Na área vip, pós-prova, haverá sorteio de brindes, bufê, massagem e exposição da linha Golden Runners.

Os cinco primeiros colocados ganham uma vaga para correr a Volta da Pampulha, em 30 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com tudo pago, além de produtos Mizuno e um plano da academia A!Body Tech ou Cia. Athletica, troféu e medalha. Para completar, os primeiros colocados por faixa etária ganham kits da marca esportiva.

“Queremos proporcionar aos participantes uma experiência única, com um tratamento diferenciado das demais provas do calendário. O mercado brasileiro de corridas está em franca evolução, então nada mais justo que associar nossa marca e nos aproximarmos desse público”, disse Gumercindo Moraes Neto, diretor de Artigos Esportivos da Alpargatas.

Seletivas em São Paulo e no Rio de Janeiro
Para fazer parte dos 450 atletas que irão correr a Golden Runners 10K, diversas assessorias esportivas indicaram seus alunos, sempre levando em conta a alta performance deles.

Outro modo de escolher os corredores foram as seletivas realizadas com alunos das academias A!Bodytech e Cia. Athletica na esteira. No sábado e domingo (10 e 11 de maio), os alunos correram 10 km para brigar pelas 20 vagas (dez masculinas e dez femininas) de cada academia.

Walter Lutti, 32, vendedor, participou da seletiva na Cia. Athetica, em São Paulo, no sábado. Ele foi um dos primeiros a começar e finalizou a distância estabelecida em 42min30s. “Meu melhor tempo nos 10 km é 39min50s. Vou dar meu melhor se for selecionado”, disse.

Nas esteiras cariocas, o clima de competição foi ofuscado pela imensa descontração entre os participantes. Pessoas de todas as idades correram para se divertir, sem perder o foco no tempo, claro. “Já corro há 30 anos, não tinha esperança de conseguir. Queria fazer bem o percurso e o fiz”, contou Hélio Queiroz, 52.

Kátia de Almeida, 30, antes mesmo de “entrar em cena” no Rio de Janeiro, foi apontada pelos professores como favorita. Em velozes 41min15s, a carioca percorreu os quilômetros e foi a melhor entre todos na filial Barra, do Shopping Città América. “É bem diferente correr em esteira e em prova de rua. Gosto mais de correr na beira da praia”, disse Kátia, com o sorriso e a segurança de quem fez um bom trabalho e está perto de visitar a capital paulista.