Rubinho vence o Short Track São Silvano

Atualizado em 27 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O ciclista Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, venceu neste sábado, dia 25 de setembro, a primeira edição do Short Track São Silvano, competição de Mountain Bike disputada em um formato inédito no Brasil, que reuniu os principais atletas do país. A prova foi disputada no loteamento São Silvano, em Morungaba, interior de São Paulo, onde foi montado um circuito de 1.200 m muito variado, com trechos de estrada de terra, asfalto, grama e paralelepípedo, curvas de alta velocidade e diversos pontos de ultrapassagem.

Os 20 competidores iniciaram a disputa com um contra-relógio, que estabeleceu a ordem de largada da semifinal. Esta fase foi dividida em duas baterias, com dez atletas em cada, que pedalaram por 20 minutos mais uma volta para definir quem seriam os classificados para a grande final. Rubinho impôs um ritmo forte na sua bateria e venceu com tranqüilidade a disputa, que ainda levou para a decisão Kleber Nascimento, Henrique Avancini, Gilberto Góes e Hugo Prado Neto.

A segunda bateria, que contou com Ricardo Pscheidt e Robson Ferreira da Silva, teve uma briga mais acirrada e só foi definida nos últimos instantes. Robson saiu na frente e liderou a disputa durante algumas voltas, mas Pscheidt não deixou o rival se distanciar e conseguiu a recuperação no final para ficar com o primeiro lugar. Além dos dois, também se classificaram Renato Ruiz, Edivando Souza Cruz e Arley Teixeira. Já Thiago Aroeira e Odair Pereira garantiram suas vagas na repescagem.

A decisão
Doze atletas se alinharam na linha de largada da grande final para disputar os 30 minutos e mais uma volta que definiram quem ficaria com o título da competição e a premiação em dinheiro de R$ 10 mil. Todos iniciaram a disputa em um ritmo alucinante, mas Rubinho, Pscheidt e Robson começaram a abrir vantagem e logo os demais competidores para trás.

A partir da sétima volta, Rubinho mostrou porque é o principal nome do MTB brasileiro na atualidade e atacou, sem dar nenhuma chance de reação para seus rivais. Ele completou o percurso em 33min00s, seguido por Pscheidt, com 33min23s, e Edvando Souza Cruz, com 33min28s.

“Eu e meu treinador fizemos uma preparação forte de contra-relógio para essa prova e estamos colhendo os frutos de um ótimo trabalho. Corro Mountain Bike há 12 anos, e etse ano estou muito contente com os resultados”, declarou o campeão, um dos representantes do Brasil nos Jogos de Pequim, que aprovou a nova modalidade. “É um formato que gosto, saí no tudo ou nada logo de início, já que é uma prova curta”.

Outro que gostou da forma de disputa do Short Track São Silvano foi o atual campeão brasileiro de MTB Maratona Robson Ferreira da Silva, que destacou a presença do público no circuito. “A prova é muito rápida, o detalhe faz a diferença. Esse formato é legal, pois as pessoas podem torcer pela gente e dar força, o que é muito importante”.

A pista na qual foi realizada a competição poderá ser utilizada pelo público a partir de 2009.