Rubens Donizete vence Shimano Short Track 2011

Atualizado em 12 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

No último domingo (11), os principais atletas brasileiros e estrangeiros do mountain bike (MTB) realizaram a final latino americana do Shimano Short Track 2011, em Mogi das Cruzes. Rubens Donizete e Viviana Maya sagraram-se campeões, ao final de uma dura disputa, travada em 20 minutos de competição, além de duas voltas numa pista rápida com 900 metros de extensão, subidas curtas e muita inclinação. Pela primeira vez, a etapa brasileira recebeu uma final da competição, que neste ano passou por países como Costa Rica, Panamá, Argentina, Chile, México e Colômbia.

A disputa feminina contou com as atletas de destaque Roberta Stopa, Julyana Machado e Érika Gramiscelli. A competição foi acirrada sem eu início, mas após algumas voltas a colombiana Viviana Maya, da equipe GW Shimano, assumiu a liderança. A ciclista impôs um forte ritmo durante a segunda metade da prova e conseguiu cruzar a linha de chegada com boa distância para a segunda atleta, garantindo tranquilamente o primeiro lugar.

Para a campeã, o título não foi sinônimo de prova fácil. “Fiquei muito satisfeita com o resultado. Não estava muito confiante no início porque tinha atletas fortes. Mas com muito esforço venci”, comemorou a ciclista. As brasileiras Érika Gramiscelli e Julyana Machado conquistaram respectivamente o segundo e o terceiro lugar.

No masculino, houve a realização de duas eliminatórias (realizadas também no domingo), que serviram para selecionar os 20 atletas da grande final. Logo após a largada, um pelotão se formou e pedalou junto durante boa parte do percurso. Rubens Donizete e Sherman Trezza mostraram superioridade perante o pelotão e travaram um forte duelo entre si, se distanciando dos demais. Rubinho cruzou a meta antes de todos e conquistou o bicampeonato do Circuito Shimano Short Track, seguido de Sherman e Edivando Souza Cruz.

“Foi uma prova dura. Aproveitei a primeira volta como treino para o Panamericano, porque estava muito forte. Mas o calor da torcida me motivou e consegui garantir o bicampeonato”, conta Rubinho.

Os três primeiros colocados, tanto no masculino quanto no feminino, ganharam prêmio em dinheiro e um par de rodas RS10 Shimano. Além disso, o vencedor também faturou uma vaga para o para o ultramaratona de MTB Brasil Ride 2011.

“Foi muito bom receber a final latino americana no Brasil. Permitimos a integração dos amantes da bike com seus ídolos numa prova emocionante, além de reunir famílias em prol do bem-estar”, disse o Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America, afirmando que o evento atingiu as expectativas e surpreendeu os espectadores.