Rubens Donizete é bicampeão do Shimano Short Track

Atualizado em 11 de setembro de 2011
Mais em

A final latino americana do Shimano Short Track foi realizada neste domingo (11) em Mogi das Cruzes (SP) e reuniu os principais atletas brasileiros e estrangeiros do mountain bike (MTB). Rubens Donizete e Viviana Maya foram os campeões da prova.

Ao todo foram 20 minutos de competição e mais duas voltas numa pista rápida com 900 metros de extensão, subidas curtas e muita inclinação. A etapa brasileira recebeu pela primeira vez a final do Circuito Shimano Short Track, que este ano passou por países como: Costa Rica, Panamá, Argentina, Chile, México e Colômbia.

A briga feminina pelo pódio contou com as atletas Roberta Stopa, Julyana Machado e Érika Gramiscelli. A disputa das mulheres foi acirrada no começo e depois de algumas voltas a colombiana Viviana Maya, da equipe GW Shimano, assumiu a liderança. Ela cruzou a linha de chegada com boa distância da segunda atleta e garantiu tranquilamente o primeiro lugar.

Apesar da liderança, de acordo com a campeã a prova não foi fácil. “Fiquei muito satisfeita com o resultado. Não estava muito confiante no início porque tinha atletas fortes. Mas com muito esforço venci”, diz a campeã. As brasileiras Érika Gramiscelli e Julyana Machado conquistaram respectivamente o segundo e o terceiro lugar.

Já no masculino, duas eliminatórias (realizadas também no domingo) selecionaram os 20 atletas da grande final. Logo após a largada, um pelotão se formou e pedalou junto boa parte do percurso. Mas, Rubens Donizete e Sherman Trezza travaram um forte duelo e se distanciaram dos demais. Quem angariou a primeira posição foi o Rubens, que conquistou o bicampeonato do Circuito Shimano Short Track.

A segunda posição ficou para o Sherman seguido por Edivando Souza Cruz. “Foi uma prova dura. Aproveitei a primeira volta como treino para o Panamericano porque estava muito forte. Mas o calor da torcida me motivou e consegui garantir o bicampeonato”, contou Rubens Donizete.

Os três primeiros colocados, tanto no masculino quanto no feminino, ganharam prêmio em dinheiro e um par de rodas RS10 Shimano. Já o primeiro colocado da categoria masculina também faturou uma vaga para o para o ultramaratona de MTB Brasil Ride 2011. 

A final do Shimano Short Track foi realizada dentro do Shimano Fest, que reuniu nos dias 10 e 11 de setembro cerca de cinco mil adultos e crianças para a prática de atividades gratuitas relacionadas ao ciclismo e pesca.