Roche vence em Pequim

Atualizado em 07 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O irlandês Nicolas Roche (AG2R) superou seu compatriota Philip Deignan (RadioShack) e Chris Froome (Sky) e faturou a 3ª etapa da Volta de Pequim – o que representa o primeiro triunfo do ciclista na WorldTour. O estágio, realizado nesta sexta-feira (7), foi realizado em um percurso de 162 quilômetros entre Men Tou Gou e Yong Ning Town. Tony Martin (HTC-Highroad), por sua vez, cruzou a linha de chegada na 21ª colocação e se manteve na liderança da classificação geral, a 17 segundos de David Millar (Garmin-Cervélo).

O trio formado por Roche, Deignan e Froome quebrou o ritmo na última subida da prova, faltando menos de 15 quilômetros para a meta, mantendo distância segura do pelotão, que tentou neutralizar a fuga em vão.

“Estou muito feliz, pois estava esperando por este momento há dois anos. A vitória chegou no momento certo, não só para mim, mas para todo o time. Tivemos uma temporada bastante difícil por diversos motivos, com um final complicado, mas é uma grande felicidade poder abrir os braços na linha de chegada”, disse Roche.

A fuga principal se iniciou com um ataque de Deignan, que apenas Froome parecia ter pernas para acompanhar, no entanto, Roche se juntou ao grupo. Na subida final, apenas 26 segundos separavam Froome e Tony Martin, que foi obrigado a se defender e não acompanhou o trio vencedor rumo à meta.

Nos cinco quilômetros finais, a vantagem do trio para o pelotão era de 12 segundos. Froome, que mostrou a mesma boa forma da Vuelta a España, comentou sobre o final da prova: “Os últimos 15 quilômetros foram muito intensos. Nós três impusemos um bom ritmo e nos mantivemos motivados. Ninguém parou para pensar muito, apenas seguimos pedalando”.

O ciclista, que nos últimos 500 metros liderava a etapa, foi finalmente ultrapassado por Roche, que comemorou: “Eu disse que queria essa etapa e consegui vencê-la. Todos trabalharam muito bem e aí está o resultado. Não é todo dia que se consegue cumprir a promessa de vencer um estágio, mas no final da prova, quando vi os ciclistas se aproximando, pensei comigo mesmo que hoje eu não poderia me descuidar, pois o dia seria meu e eu não poderia perder de forma alguma”.

O campeão mundial Tony Martin, por sua vez, se mostrou bastante otimista com a prova e enxerga boas chances de título: “Esta foi a etapa mais difícil, sem dúvidas, mas eu espero que os próximos dois dias tenham um percurso mais favorável para os sprinters e, depois desta sexta-feira, estou confiante de que poderei defender a camisa de líder até domingo”, concluiu.

Classificação:

1 Nicolas Roche (IRL/AG2R La Mondiale) 3h53min15s
2 Philip Deignan (IRL/RadioShack) m.t.
3 Christopher Froome (GBR/Sky) a 1s
4 Francesco Gavazzi (ITA/Lampre-ISD) m.t.
5 Nick Nuyens (BEL/Saxo Bank SunGard) m.t.
6 Paul Martens (ALE/Rabobank) m.t.
7 Angel Madrazo Ruiz (ESP/Movistar) m.t.
8 Simon Clarke (AUS/Astana) m.t.
9 Michael Barry (CAN/Sky) m.t.
10 Luke Roberts (AUS/Saxo Bank) m.t.

Classificação Geral:

1 Tony Martin (ALE/HTC-Highroad) 7h10min19s
2 David Millar (GBR/Garmin-Cervélo) a 17s
3 Christopher Froome (GBR/Sky) a 26s
4 Stephen Cummings (GBR/Sky) a 35s
5 Olivier Kaisen (BEL/Omega Pharma-Lotto) a 39s
6 Luis Leon Sanchez Gil (ESP/Rabobank) a 41s
7 Jean Christophe Peraud (FRA/AG2R La mondiale) a 43s
8 Andriy Grivko (UCR/Astana) m.t.
9 Dario Cataldo (ITA/Quick Step) m.t.
10 Niki Terpstra (HOL/QuickStep) a 46s