Robson Ferreira da Silva vence o Iron Biker

Atualizado em 20 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Cristiano Quintino

O atual campeão brasileiro de MTB maratona, Robson Ferreira da Silva, mostrou toda a sua força e sagrou-se neste fim de semana, 18 e 19 de outubro, campeão do Iron Biker, uma das principais competições da América Latina, realizada em Minas Gerais. O ciclista da equipe Amazonas não deu a menor chance para seus rivais e conquistou o título da prova após ficar com o primeiro lugar nas duas etapas. O segundo lugar na disputa ficou com Ricardo Pscheidt (Sundown/ Joinville) e Edvando de Souza Cruz (Astro/ Vzan/ Nossa Caixa) terminou em terceiro.

“Não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo. É uma emoção muito boa, é o 11º ano que eu corro essa prova. Em 2007, fui vice e finalmente este ano consegui o título. Foi demorado, mas chegou”, declarou o vencedor.

No primeiro dia de competição, os ciclistas enfrentaram um percurso de 73 km na cidade de Mariana. Já a etapa final foi realizada em Ouro Preto e contou com 55 km, mas nem a forte chuva que caiu na madruga de sábado para domingo foi obstáculo para Robson, que, como de costume, traçou a tática antes da largada.

“Avisei meus companheiros de equipe que iria atacar desde o início para desgastar os adversários. Hoje, a corrida foi mais agressiva e curta. Devido à chuva da madrugada, o percurso ficou muito pesado e com bastante lama. No final, abri uns três minutos de vantagem e garanti o título”, relatou o campeão, que no dia 12 de outubro conquistou o MTB das Araucárias, prova realizada pela Revista VO2, em Campos do Jordão.

Nota triste
Um dos momentos tristes da competição foi a notícia do falecimento de André Aloísio Duarte Corrêa, o Abelha, que sofreu uma parada cardiorrespiratória na etapa do sábado. O ciclista de 68 anos, figura constante em provas de MTB pelo Brasil, chegou a ser levado para o hospital Monsenhor Horta, em Mariana, mas não resistiu. A família do atleta receberá uma homenagem da organização com o troféu Espírito Iron Biker.

Feminino
O título entre as mulheres ficou com a italiana Sandra Klomp, que venceu a primeira etapa e travou uma bela disputa com a norte-americana Louise Kobin, vice-campeã. A melhor colocada entre as brasileiras foi Erika Gramiscelli, que terminou a competição em terceiro lugar.

Classificação final
Masculino
1 – Robson Ferreira da Silva (Amazonas/ Kona/ ASW)
2 – Ricardo Pscheidt (Sundown/ Joinville)
3 – Edivando de Souza Cruz (Astro/ Vzan/ Nossa Caixa)
4 – Henrique Avancini (Sundown/ Joinville)
5 – Uirã Ribeiro de Castro (Zyon/ Unimed/ Proshock)

Feminino
1 – Sandra Klomp (ITA/ Pedal Verde/ Fuji)
2 – Louise Kobin (EUA/ Iron Bike)
3 – Erika Gramiscelli
4 – Rebecca Rusch (RedBull/ Specialized)
5 – Julyana Machado Rodrigues (Sundown/ Joinville)