Riscos da exposição solar de triatletas e ciclistas

Atualizado em 20 de setembro de 2011
Mais em

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no país. Um dos fatores de risco para o câncer de pele é a exposição excessiva e sem proteção a radiação ultravioleta (UV).

Estimou-se para 2010 e 2011 os tumores mais incidentes para ambos os sexos como o câncer de pele não melanoma. A estimativa é de 53 mil novos casos no sexo masculino e 60 mil no sexo feminino.

A sociedade Brasileira de Dermatologia promove anualmente a campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele e, nos dados referentes ao ano de 2010, observou-se que em uma população de 32.238 pessoas, 63,53% se expõem ao sol sem proteção solar.

A maioria das variações de câncer de pele ocorre em áreas do corpo expostas ao sol, incluindo a face, couro cabeludo, orelhas, braços, peito, costas e pernas.

Observa-se um aumento no número de praticantes de exercícios físicos em nível de treinamento ou em busca de qualidade de vida. Com o elevado número de adeptos a atividades físicas ao ar livre existe a necessidade de fotoproteção mais efetiva.

Há um estudo que tem como objetivo avaliar os riscos decorrentes dos hábitos de fotoexposição de atletas de triathlon e ciclismo durante suas atividades desportivas

Os critérios para participação são: ser ciclista ou atleta de triatlo com idades entre 18 e 50 anos praticante de ciclismo e/ou triatlo em nivel competitivo.

Os dados dos questionários serão mantidos em sigilo e todas as informações contribuirão de forma positiva para a construção de artigos científicos que serão publicados futuramente. Uma materia resumindo os achados do estudo no portal ativo.com, assim como um relatorio individual serão fornecidos aos participantes.

Não existe nenhum comprometimento econômico ou pessoal para a participação neste projeto. Os participantes receberão orientacoes relativas às estrategias preventivas quanto a exposição ao sol. A devolucao dos questionários preenchidos deverá ser feita para a pesquisadora Alice Flores (fisioalice@gmail.com). Agradecemos a participacao de todos.

Clique aqui para acessar o questionário.