RFEC se pronuncia sobre Alberto Contador

Atualizado em 27 de janeiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Alberto Contador recebeu a notificação da Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) onde foi confirmada a suspensão do espanhol por um período de um ano. O ciclista, de 28 anos, testou positivo para clembuterol na última edição do Tour de France.

Contador tem 10 dias para recorrer da decisão, antes de ser decretado o veredicto final no próximo dia 9 de fevereiro. Atualmente, o espanhol está na cidade de Mallorca onde participa do training camp da equipe Saxo Bank.

O fato de a suspensão ter sido de apenas um ano (oficialmente seriam dois), pode ser uma indicação de que a Federação Espanhola de Ciclismo aceita a explicação do ciclista que a pequena quantidade de clembuterol (50 pg / ml) foi por conta de uma carne contaminada consumida no segundo dia de descanso do Tour. O valor é 40 vezes menor do que a WADA (Agência Mundial Antidopagem) considera um doping legítimo.

De acordo com fontes oficiais, o exame de Alberto Contador poderia passar como limpo em inúmeros laboratórios, principalmente pela pequena quantidade de substância presente em seu organismo, entretanto o laboratório da cidade de Colônia, na Alemanha, com equipamentos mais modernos detectou a alteração no sangue do atleta. Não há um limite proclamado no código em relação ao clembuterol, o que indica que qualquer quantidade pode ser interpretada como doping.

Contador foi informado sobre o resultado dos exames no dia 24 de agosto, mas a informação acabou oficializada no mês de setembro, dois meses após o encerramento do Tour de France. Com isso, o espanhol ficará de fora do Tour 2011 além de perder a Vuelta a España, que se inicia no dia 20 de agosto.