Reverenciado na França

Atualizado em 06 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá premiar o ex-ciclista profissional Eddy Merckx na semana que vem, no Palácio Elysee. A lenda do ciclismo, já condecorada anteriormente, terá sua patente elevada, segundo a Legião de Honra francesa.

O belga de 66 anos, que colecionou vitórias em praticamente todas as provas profissionais disputadas e que é considerado por muitos como o ciclista de maior sucesso de todos os tempos, receberá das mãos de Sarkozy a insígnia honorífica de Commandeur (Comandante) da Legião de Honra.

“É uma honra considerável”, disse o ícone do ciclismo ao jornal Le Soir. Merckx já havia sido homenageado antes do Tour de France de 1975, quando recebeu a condecoração de Chevalier (cavaleiro).

A cerimônia será realizada por conta do reconhecimento francês sobre os triunfos obtidos por Merckx, que somam cinco vitórias no Tour de France e no Giro d’Italia, além de outra na Vuelta a España, três conquistas do Campeonato Mundial de Estrada, um recorde da hora e 31 títulos em provas clássicas.