Reta final

Atualizado em 27 de julho de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Participar de uma prova é o grande momento para um atleta. Terminá-la bem é a recompensa por meses dedicados aos treinamentos, muitas vezes de baixo de sol forte ou muita chuva. Para que tudo ocorra perfeitamente, a semana que antecede uma competição é fundamental, e, além dos cuidados com alimentação e hidratação, também é necessário mudar um pouco a rotina nos treinos.

“A última semana é de relaxamento, de diminuir a intensidade e o volume do treinamento e priorizar o descanso. É preciso aliviar um pouco o treino para ter energia guardada para o dia da prova”, explica Cássio Eduardo Lembo, diretor técnico da Metas Esporte e Entretenimento. “No final de uma prova, dá para perceber quem seguiu todos os protocolos, cuidou da alimentação, descansou e dormiu cedo na semana antes. Elas cruzam a linha de chegada inteiras”, completa o treinador.

O treinador Ronaldo Martineli, diretor técnico da 5 Ways Sport Consulting, também destaca a importância de cuidar da recuperação do corpo nesta fase final de treinamento. “A última semana é a hora de fazer um polimento e cuidar da recuperação do corpo, para a pessoa chegar bem. Se treinar muito, vai acabar tendo um efeito contrário e perder rendimento”, alerta o técnico.

Cronograma
Lembo recomenda que em provas curtas (5 km e 10 km), os atletas façam atividades de fortalecimento muscular até no máximo quinta-feira, e exercícios aeróbios até sexta. “A pessoa também pode descansar na sexta e fazer um trote leve no sábado, apenas para soltar a musculatura”, orienta o treinador da Metas Esporte e Entretenimento.

Já nas provas longas, a musculação deve ser feita até segunda-feira, com exercícios que priorizam a resistência, apenas para estimular os músculos, e a rodagem da corrida também deve diminuir.

“Quem vai fazer uma maratona ou uma meia-maratona também precisa reduzir o volume, fazer apenas trotes leves e muito alongamento. Atividades como massagem ajudam a relaxar. No dia antes da prova, é recomendado 30 minutos de corrida leve para soltar a musculatura”, diz Lembo.

Sem surpresas
Além de diminuir o ritmo nos treinos, na semana que antecede uma prova também é recomendado evitar experimentar qualquer coisa nova, seja na parte alimentar ou em atividades que ajudam a relaxar.

“A pessoa não pode mudar sua rotina. Se ela nunca comeu quinua, não tem que inventar de experimentar na semana da prova, pois o organismo pode estranhar e ter uma reação diferente. Isso serve também para qualquer tipo de massagem que ela não esteja acostumada, pois pode ficar dolorida e acabar prejudicando o desempenho na corrida”, alerta Lembo.