Respire outros ares

Atualizado em 28 de outubro de 2008
Mais em

Por Cristiano Bernardino*

Você já está cansado das corridas do eixo Ibirapuera/ USP e sonha em um dia viajar para outro país e participar de sua primeira prova internacional, em alguma das conhecidíssimas maratonas de Nova York, Paris ou Buenos Aires? No entanto, a falta de oportunidade por causa do trabalho, outros compromissos pessoais ou pela falta de recursos financeiros faz com que a sua viagem seja sempre adiada.

Qualquer que seja o motivo, o importante é saber da possibilidade de sair da capital paulistana e fazer uma prova em outro Estado brasileiro antes da tão sonhada disputa internacional.

As inúmeras provas realizadas em várias regiões do Brasil não deixam nada a desejar aos tradicionais eventos em outros países. Em alguns Estados vizinhos, temos importantes corridas com cenários belíssimos, como a Volta da Pampulha, em Minas Gerais, a Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a Volta à Ilha, em Florianópolis.

O melhor de procurar pela próxima disputa no calendário de provas é descobrir que nem é preciso viajar para um lugar tão distante. Para quem tem preferência em participar ainda de provas no próprio Estado de São Paulo, basta escolher viagens curtas em municípios vizinhos. Em Campinas, a Corrida da Lua é uma prova noturna com percurso misto, com subidas e descidas. Na cidade de Itu, a Volta Pedestre Cidade de Itu traz algumas extravagâncias durante o trajeto e, em Santos, a tradicional 10 km Tribuna FM é uma prova que une o percurso no centro urbano de Santos à beleza da orla marítima.

Para o atleta que tem um sonho e não sabe como realizá-lo, o importante é descobrir que, nem a própria profissão, compromissos pessoais ou a falta de recursos financeiros podem impossibilitá-lo de participar de provas em outros lugares. Mesmo que o campeonato internacional esteja um pouco longe no momento, invista a sua primeira corrida fora da capital paulistana.

Competir perto de casa tem o lado positivo, mas certamente viajar, descobrir um novo lugar e ainda levar sua torcida junto (filhos, esposa ou namorada) é estimulante. Pode ter certeza de que não há nada mais gostoso do que viajar bem acompanhado e, ao mesmo tempo, fazer algo tão prazeroso como correr por outros caminhos, com pessoas diferentes, novas paisagens e ares.

* Cristiano Bernardino , da 360º Assessoria Esportiva, é graduado em Educação Física pela Unib (Universidade Ibirapuera) e pós-graduado em Biomecânica e Fisiologia do Exercício pelo IOT-HC (Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas).