Relatos que homenageiam o ciclismo de longa distância

Atualizado em 08 de fevereiro de 2011
Mais em

Depois de algum tempo desenvolvendo o ciclismo de longa distância no Brasil, deparo-me hoje com um bom crescimento da modalidade, principalmente com as ações da AUDAX, que utiliza a essência da modalidade na integração à natureza.

Sempre recebo relatos de inúmeros ciclistas que participam de eventos onde a congregação e a objetividade de se superar distâncias são colocados, onde posso relatar que, em todos os descritivos, a sensação de dever cumprido é relatado.

Um desses atletas, o ciclista Ronnie Peterson, da cidade do Guarujá, relatou-me seu desempenho em uma seletiva para o Randonneur – Paris – Brest – Paris 1200 km, que será realizado no dia 21 ao 25 de outubro.  

Em seu relato da seletiva ele comenta que o evento obteve a participação de 120 atletas de vários estados e também de outros países. O evento aconteceu na região do vale do Paraíba, tendo sua largada na cidade de Tremembé. Às 7h, os atletas subiram a serra de Campos do Jordão seguindo para a cidade de Santo Antonio do Pinhal, retornando para Campos do Jordão no bairro do Capivari para o 1° registro de passagem aos 66.8 km de prova.

Seguiram a partir daí para a rodovia Carvalho Pinto para a conclusão da prova. No restaurante Castelão (Rod. Floriano R. Pinheiro), que fica um pouco antes da Carvalho Pinto, aconteceu o 2° ponto de registro aos 104,50 km rodados.

Na Carvalho Pinto, os atletas seguiram para um famoso restaurante de estrada, na cidade de São José dos Campos, onde aconteceu o 3° ponto de registro, aos 156,8 km rodados.

Na etapa final, seguindo para o restaurante Castelão, foi o momento de maior tensão para os atletas, pois a temperatura estava passando dos 36° na sombra e o asfalto dava a impressão que ia derreter os pneus da bicicleta, a água da caramanhola virou chá.

Após 9h30min de evento, nosso atleta concluiu a prova completando 208,7 km. Por este relato, podemos observar o prazer em se pedalar longas distâncias e a quantidade de atletas participantes no evento.

Então parabéns ao Clube Audax e viva o ciclismo de longa distância!

O próximo evento será dia 19/3, na cidade de Boituva/SP, onde acontecerá o segundo evento do calendário internacional de Randonneur com 300 km. O tempo estimado para a conclusão da prova é de 18h  interruptas de pedal durante o dia e parte da noite.

Segue calendário do AUDAX BRASIL:
22/01/2011 200Km Tremembé-Campos do Jordão
19/03/2011 300Km Boituva
23/04/2011 400Km Campinas e Região
18/06/2011 600Km Campinas e Região

Você tem dúvida sobre treinos de Ciclismo, sua bile ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Claudio Clarindo poderá respondê-la!