Relatório da AMA complica vida de Contador

Atualizado em 17 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A situação do ciclista Alberto Contador, suspenso provisoriamente após testar positivo no exame antidoping do último Tour de France, parece estar longe do fim. De acordo com o jornal “El Pais”, testes realizados pela AMA (Agência Mundial Antidoping) colocam em xeque a defesa do espanhol.

A instituição teria feito análise nas carnes da cidade de Irun, onde o amigo de Contador, José Luis López-Cerron, alegou ter comprado a carne ingerida pelo atleta. As peças no açougue, assim como o matadouro que fornece as carnes, não apresentaram nenhum vestigio de substância química.

O artigo do jornal destaca que o relatório foi encaminhado a Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) e a União Ciclistica Internacional (UCI), e provoca sérias suspeitas da carne ser, realmente, a fonte do clembuterol.

Por fim, o relatório menciona um estudo europeu realizado em cerca de 300.000 amostras de carne em 2008. Apenas uma apresentou traços de clembuterol, tornando seu uso algo raro. Nenhum vestígio foi encontrado em Espanha.