Reflexão e Planejamento: dicas para melhorar em 2010

Atualizado em 29 de dezembro de 2009
Mais em

Com o fim do ano se aproximando podemos dizer que é hora de olhar para traz e avaliar alguns pontos de nossa jornada esportiva, como: calendário de provas, periodização, equipamentos, processo e logística de treinamento, hábitos alimentares, performance nas provas, etc…

A partir desta análise, que deve ser feita juntamente com seu treinador (caso tenha), devemos organizar nosso próximo ano e futuros desafios, sempre buscando nos superarmos de alguma forma, seja em uma competição específica, seja em nossa rotina de treinamento.

Aí vão algumas dicas que podem ser úteis e te ajudar na discriminação e análise das principais esferas relacionadas ao treinamento:

* Calendário de provas e periodização – escolha seus principais objetivos (provas mais importantes ou de sua preferência), para que seu treinamento seja estruturado em função deles e as provas secundárias (normalmente de distâncias diferentes das provas alvo) devem entrar em épocas bem específicas para potencializar e não atrapalhar o processo de treino. Essa medida é de extrema importância, pois seu planejamento precisa de um foco que determinará a melhor abordagem a ser seguida nos treinos. Procure se organizar e fazer as inscrições com antecedência, pois normalmente os preços são menores!

* Equipamentos – verifique se seus equipamentos estão em boas condições para aguentar mais um ano sem te “deixar na mão”. Concentre-se, principalmente, para natação, nos óculos e roupa de borracha; para ciclismo, em pneus, cassetes, correntes, pastilhas de freio e um bom “bike fit”; para corrida, nos tênis e óculos escuros. Se for o caso, invista em algo específico para uma determinada prova (ex: rodas de competição, capacete aerodinâmico, meias de compressão…), pois quando se atinge um determinado nível alguns detalhes podem fazer a diferença.

* Processo e logística de treinamento – organize seus horários para que possa aproveitar o máximo de cada treino, respeitando os tempos de descanso e otimizando sua recuperação. Estude poder treinar em locais calmos e seguros, busque horários que lhe permitam algum tempo de descanso antes de voltar a sua rotina. Veja se é possível treinar próximo a sua casa ou trabalho, facilitando assim sua locomoção e evitando uma grande perda de tempo no trânsito. Tente manter uma rotina consistente de treinos e caso tenha dificuldades com horários, não hesite em diminuir o volume destes, para que você não fique sem treinar.

* Hábitos alimentares – lembre que os alimentos são o combustível dos atletas, se ingerir com regularidade “combustível adulterado” com certeza o “motor” não funcionará tão bem. Tente minimizar ao máximo os alimentos que sabidamente não te trarão benefícios como alimentos fritos e sobremesas. Dê preferência aos carboidratos de absorção lenta como os legumes e frutas. Aumente a quantidade de fibras adicionando grãos e alguns cereais à sua dieta, opte por proteínas magras (peixe, frango, peito de peru…) e lembre que o consumo de gorduras é importante, desde que sejam as monoinsaturadas, advindas do azeite extra virgem, nozes, castanhas, avelãs.

* Performance nas provas – analise seus resultados, juntamente com seu treinador (caso tenha) com um olhar crítico em relação à todos os outros itens citados acima, pois com certeza eles de alguma forma influenciaram sua performance. Além disso, deve-se avaliar as condições do dia, como vento, correnteza, temperatura, umidade e as características particulares de cada prova, como uso ou não de roupa de borracha, se o vácuo era ou não permitido, altimetria do percurso e seus objetivos em cada uma dessas provas.

Boa reflexão, bons treinos e provas!!!

Artigos anteriores da ironguides:
Principais erros cometidos por triatletas.

Redefinindo o Treinamento de Base no Triathlon.
A mudança: de provas longas para as curtas.   

 

Confira:
Treine com a ironguides! Solicite aqui sua planilha personalizada!