Recupere-se depois da corrida

Atualizado em 02 de setembro de 2010
Mais em

Por Maurício Belfante

Depois de uma corrida pesada ou de um treino mais puxado, é comum aparecerem certas dores e desconfortos, comuns na vida de atletas. Neste momento, quem sente a fadiga sabe, nada é mais importante que a recuperação corporal para aliviar-se e, claro, preparar-se para as próximas passadas.

Mesmo com um dia-a-dia corrido, muitas pessoas conseguem arrumar tempo extra para a manutenção dos seus corpos, através de massagens específicas, hidromassagem e até acupuntura. Contudo, não treinar forte sempre já é um grande passo para a recuperação corporal.

“O descanso faz parte do treinamento, e o atleta deve respeitar e não subestimar a sua importância, já que traz muitos benefícios para a corrida. Depois de um treino de velocidade, com grande gasto de energia, é recomendável um repouso de 48 horas em fortes atividades”, frisa Sandro Figueiredo, direto técnico do Treinamento Esportivo Sandro Performance.

O descanso natural está bastante presente no cotidiano de atletas que têm pouco tempo livre e precisam sincronizar perfeitamente o trabalho, família e os dias de treinamento. “Não havendo um esforço físico, há um descanso do corpo”, completa o treinador, exaltando o repouso depois de treinos como tiro, fartlek, subidas e descidas e exercícios em outros terrenos, como na areia.

Relaxando o corpo
Uma das formas paralelas da recuperação corporal é através dos repositores nutricionais, que através de seus nutrientes, como carboidratos e proteínas, são capazes de agilizar o processo de manutenção do corpo.

“Os nutrientes são essenciais para manter o corpo em perfeito estado para suportar a sequência do treinamento que está por vir. É recomendada a ingestão de carboidratos e proteínas, uma hora após o exercício”, afirma Paulo Rennó, diretor técnico da Assessoria Esportiva que leva o sue nome. Contudo, há uma ressalva: “Todo atleta deve passar em um nutricionista para conseguir encontrar os melhores alimentos para uma recuperação do corpo mais ativa”, salienta Rennó. Clique aqui e veja o que comer após os treinos.

No caso da presença de dores em algumas partes do corpo em decorrência do treinamento mais exaustivo, a melhor dica está na crioterapia, ou seja, no tratamento imediato da dor através do uso do gelo.

“A crioterapia deve estar presente constantemente quando há dores no corpo. Com no máximo 20 minutos de tratamento, é possível perceber um controle das dores”, explica Rennó, que ainda completa. “Se o tratamento passar do tempo estipulado – 20 minutos – o corpo pode reagir de forma inadequada, trazendo prejuízos”.

Além de tratamentos das dores, o uso do gelo também é funcional na prevenção de problemas musculares, que acabam aparecendo de surpresa dependendo da carga do treino. Esses tratamentos são comuns em atletas de elite, tanto na corrida como em outros esportes, como no futebol.

É importante salienta que, caso as dores persistam, o atleta deve procurar um médico especialista, para saber a origem do desconforto. Para mais informações sobre minimizar as dores através da automassagem e pela acupuntura, clique aqui.