Radcliffe: a estrela da maratona

Atualizado em 31 de outubro de 2008
Mais em

Por Fernanda Di Sciascio, de Nova York

Aos 34 anos e após o 23º lugar na Olimpíada de Pequim – seu grande foco neste ano –, Paula Radcliffe diz estar forte e extremamente preparada para correr Nova York novamente.

“É muito bom voltar à Nova York. A prova e esta cidade me trazem sentimentos muito fortes e tenho treinado bem para corrê-la este ano”, disse, entre sorrisos e segurando a filha Isla, de pouco mais de um ano.

Paula é talvez a melhor maratonista feminina da história e venceu sete das nove maratonas das quais participou, com exceção às olímpicas, e já bateu o recorde mundial nos 42 km duas vezes, além de ter vencido a Maratona de Nova York duas vezes também, em 2004 e em 2007.

Os segredos para tantas vitórias? Paula ressalta que é ter foco e ficar extremamente concentrada em si, durante cada passada. “Nas provas adoro ver como as pessoas estão torcendo, vibrando, mas o primeiro plano sou eu, meu corpo, sentir como estou indo”, disse.

Recordes e surpresas
Após uma excelente e rápida corrida na inglesa Bupa Great South Run, de 10 milhas, feita em 51min11s, a maratonista diz estar preparada para bater seu próprio recorde na maratona: “Acredito ser possível, estou em ótima forma, mas para isso as condições têm de ser perfeitas, simplesmente perfeitas. E isso eu só consigo saber durante a corrida”, disse Paula.

Para ela, a melhor parte é já estar familiarizada com o percurso: “Me sinto muito confortável correndo em Nova York. É como correr em várias cidades, e eu já conheço o trajeto. Mas cada corrida é única e isso faz ser surpreendente e fascinante. Estou ansiosa pelo próximo domingo.”