RAAM: Desafio de Costa a Costa nos EUA

Atualizado em 26 de maio de 2009
Mais em

Atravessar os Estados Unidos, de costa a costa, ininterruptamente sob uma bike. Este é o desafio de alguns poucos ciclistas selecionados para a Race Across America – RAAM – que começa no próximo dia 17 de junho, partindo da costa oeste, em Oceanside, na Califórnia, e tendo como destinho final a cidade de Annapolis, na costa leste, totalizando 4.898 km, nas mais variadas condições climáticas, do calor extenuante do deserto, ao frio das montanhas nevadas.  

O ciclista e colunista do ativo.com, Claudio Clarindo, volta a enfrentar os duros desafios da RAAM este ano, e tem como meta ficar entre os cinco primeiros, finalizando a prova em 10 dias. Em 2007, Clarindo conseguiu o feito de ser o primeiro latino-americano a completar a prova na categoria solo, depois de 11 dias e 18 horas sob uma bike. 

“É um feito muito difícil, mas estou treinamento para conquistá-lo. Dividi meus treinamentos mais constantes em sequências de três semanas, pedalando todos os dias 150 km. Estou treinando bastante a metodologia para os trechos de subida. Não tem sido fácil, pois o corpo fica exausto”, conta Clarindo.

O atleta terá um motorhome e um carro de apoio e uma equipe com seis pessoas, divididas nos dois carros. Na equipe estão Dr. Castro, Willian Carvalho (Japão), Fabio Goulart, Elisabete Pereira (esposa) e Leonardo Santos. Claudio Clarindo (Specialized/Sais da Terra/Terracom/Angio Corpore/Melora/Vo2 Max) parte para os Estados Unidos no próximo dia 12.

Claudio Clarindo utilizará uma bike Specialized Roubaix para superar as altas montanhas e o trajeto sinuoso, e uma bike Specialized Transition para o percurso plano. Uma das estratégias diferentes para esta edição é com relação as paradas. “Eu sofro muito no frio e à noite, mas tentarei minha estratégia de duas horas por dia de sono”.

“Costumo dizer que a RAAM é 70% mente e 30% físico, mas nestes 30% estão incluídos 5000 km, pedalar de madrugada com temperatura negativa, pedalhar a 3 mil metros de altitude, sabendo que ainda restam 3 mil km para o final”, diz.

Desta vez, Clarindo aproveitará a prova para divulgar a causa da Fundação Galileo, em Santos, administradora do Centro de Malformações Cranianas e Faciais Mario Covas, que presta assistência aos portadores de lábio leporino, esclarecendo que campanhas neste tipo de provas são comuns, por isso irá disponibilizar as informações sobre a Fundação – e a conta para doações de dinheiro – em seu site www.clarindo.com.

Além de Claudio Clarindo, a RAAM deste ano terá a participação da carioca Daniela Genovesi, de 41 anos. “O Race Across America é um sonho na minha vida desde que comecei a pedalar. O maior desafio não será físico, mas psicológico, para agüentar a dor e o cansaço”, afirma Daniela, mãe de três filhos e a primeira mulher latino-americana credenciada para esta competição.

RAAM – A edição de 2009 da RAAM terá como grande atração a volta do único ciclista a vencer quatro vezes a prova na categoria solo, o esloveno Jure Robic. Para desafiar o tetracampeão, estarão na pista alguns dos principais ciclistas do mundo, como o suíço Daniel Wyss, o austríaco Gerhard Gulewicz, que sobreviveu a um acidente na RAAM em 2008, o também esloveno Marko Baloh, entre outros. Além da categoria solo, sem dúvida a mais dura de todas, a prova também pode ser disputada em equipes de 4 ou 8 ciclistas.  

Confira matéria especial sobre a RAAM na ativo.tv: