Quintana no Oscar do esporte

Atualizado em 26 de fevereiro de 2014
Mais em

Nairo Quintana será o representante do ciclismo no prêmio Laureus, o Oscar do esporte. O colombiano de 24 anos concorre na categoria revelação do ano.

Em 2013, Nairo Quintana fez história ao conquistar o melhor resultado de um latino-americano no Tour de France. O ciclista da Movistar foi vice-campeão. De sobra, subiu no pódio em sua primeira participação, feito que não ocorria desde 1996. Também terminou como o melhor jovem e melhor escalador da competição além de vencer a 20ª etapa.

Também no ano passado, Quintana foi campeão do Tour do País Basco e da Volta a Burgos. Em janeiro deste ano, em sua estreia na temporada, venceu o Tour de San Luis, na Argentina.

Concorrem com o ciclista na categoria de melhor revelação o time de críquete do Afeganistão, formado em um campo de refugiados e que pela primeira vez chegou a uma Copa do Mundo, Marc Marquez (Espanha), mais jovem campeão da Moto GP aos 20 anos, Raphael Holzdeppe (Alemanha), campeão mundial do salto com vara, Justin Rose (Reino Unido), que venceu o Aberto dos EUA de golfe e Adam Scott (Austrália), primeiro australiano a vencer o US Masters em 77 anos.

Nas categorias de melhores do ano, Rafael Nadal (tênis), Mo Farah (atletismo), Usain Bolt (atletismo), Sebastian Vettel (automobilismo), Cristiano Ronaldo (futebol) e Lebron James (basquete) concorrem entre os homens e Yelena Isinbayeva (atletismo), Serena Williams (tênis), Missy Franklin (natação), Nadine Angerer (futebol), Shelly Ann Fraser-Pryce (atletismo) e Tina Maze (esqui) entre as mulheres.

O Brasil também estará representado. Concorrem a seleção brasileira de futebol, campeã da Copa das Confederações, na categoria time, Ronaldinho (futebol), na categoria retorno, e Bob Burnquist (skate) e Maya Gabeira (surfe), na categoria de esportes de ação.

A entrega do prêmio Laureus acontece no dia 26 de março em Kuala Lampur (Malásia).