Quem é quem no pelotão

Atualizado em 03 de maio de 2006
Mais em

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

As equipes européias de ciclismo profissional tem cerca de 25 atletas. Mas eles não correm todos juntos. Em uma prova de três semanas, como o Giro d’Italia, que acontece entre 6 e 28 de maio, cada equipe seleciona 9 atletas. Essa seleção é feita segundo alguns critérios básicos: estado de forma do atleta no momento da prova e adequação de suas características ao tipo de percurso e aos objetivos da equipe naquela prova. Assim como no futebol existem zagueiros, volantes e centroavantes, no ciclismo de estrada há atletas mais aptos para correr em determinadas situações do que em outras. Os ciclistas se dividem em três grandes categorias:

VELOCISTA (em inglês, sprinter; em francês, sprinteur) – Atleta de grande explosão muscular, especialista em tiros de velocidade para a chegada, que não duram mais que poucas centenas de metros. É o que mais se beneficia do vácuo dentro de um pelotão durante a prova. Exemplos: Alfredo Binda, Mario Cipollini, Óscar Freire, Alessandro Petacchi, Tom Boonen.

PASSISTA (em inglês, rider; em francês, rouleur) – Atleta de resistência, capaz de manter um ritmo forte e constante durante longos períodos. Assume a função de gregário ou puxador no pelotão, o “coelho” do atletismo, o que dele exige maior esforço físico.Exemplos: Eddy Merckx, Jacques Anquetil, Miguel Induráin, Lance Armstrong, Ivan Basso, Jan Ullrich.

ESCALADOR (em inglês, climber; em francês, grimpeur) – Atleta de resistência, leve e ágil, especialista em subidas. Exemplos: Luis Ocaña, Raymond Poulydor, Marco Pantani, Michael Rasmussen.

* Ciclistas que estarão no Giro d´Italia 2006