Queimando o asfalto

Atualizado em 22 de outubro de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos, de São Sebastião

Mesmo com muito chão pela frente, os corredores não se pouparam no primeiro dia de disputa da Corrida SP – RJ – Desafio dos 600K, e imprimiram um ritmo alucinante nos 200 km iniciais da competição. Nesta quinta-feira (22), os atletas percorreram 200 km entre as cidades de São Paulo e São Sebastião, no Litoral Norte paulista, e passaram por trechos de asfalto, praia, descidas e subidas.

“Fiquei espantado com o tempo dos competidores. Hoje a média de tempo das equipes foi quase 1h abaixo do esperado. O percurso também foi favorável para isso, pois tinha muitos trechos planos e com descidas”, afirmou o treinador Marcello Butenas, da equipe Butenas.

Os competidores também acharam que o ritmo do primeiro dia foi forte, e acreditam que a regularidade será o grande diferencial para determinar as equipes que brigarão pelos primeiros lugares no último dia da corrida.

“Ainda é só o começo e muita coisa vai acontecer. Os atletas que estão acostumados com provas mais longas ainda podem se recuperar”, disse o turismólogo Mateus Ferraz Gil, 29 anos, da equipe Núcleo Aventura/ Projeto Mulher. “Muitas equipes já estão sofrendo, inclusive as da frente. E isso vai se acentuar nos próximos dias. Amanhã será determinante, pois o percurso é mais puxado e o pessoal já vai começar a sentir o cansaço”, declarou Butenas.

Nesta sexta-feira, os atletas voltam à pista para percorrer mais 200 km. A largada será em São Sebastião e a chegada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

Confira galeria de fotos do primeiro dia de prova

Fotos: Divulgação/ Nike

Classificação após 1º dia de prova

1- FILHOS DO VENTO
2- BELO HORIZONTE
3- CARIOCA RUNNERS
4- CURITIBA
5- BUTENAS
6- 5WAYS
7- BRASÍLIA
8- NIKE+
9- FAST RUNNER
10- PROJETO MULHER
11- PORTO ALEGRE
12- RACE
13- SPEED
14- RUN&FUN
15- 4ANY1
16- RUNNERS CLUB
17- DERSA
18- BRANCA ESPORTES
19- NIKECORRE*
20- MULHERES
21- IMPRENSA

*Equipe convidada