Queda prejudica Armstrong no Mundial de XTerra

Atualizado em 24 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Lance Armstrong não passou despercebido Campeonato Mundial de XTerra, disputado no último domingo (23), realizado em Maui, no Havaí. O heptacampeão do Tour de France fez uma boa prova e chegou a liderar a disputa, mas uma queda durante o Mountain Bike o impediu de figurar nas primeiras colocações da competição.

O norte-americano saiu da água na quinta colocação e imprimiu um ritmo forte no pedal, assumindo a liderança por volta do km 10. No entanto, a queda no final do trecho de MTB – que foi dura, chegando a rachar seu capacete – fez com que ele ficasse para trás. Na corrida, Lance não suportou o ritmo superior de seus concorrentes e fechou apenas na 23ª colocação, com o tempo de 2h36min59s. O campeão foi o austríaco Michael Weiss, que concluiu a prova seguido pelo russo Dan Hugo e pelo espanhol Eneko Llanos.

“O dia foi difícil para mim, mas também foi divertido. Consegui sair muito bem na natação, mas definitivamente, a queda me prejudicou bastante. Não me lembro da última vez que quebrei meu capacete e, na verdade, nem de hoje me lembro muito”, disse Armstrong.

Por sua vez – e não deveria ser por menos –, Michael Weiss celebrou muito a vitória, já que bateu na trave nos dois últimos anos. “Eu não posso acreditar nisso. Meu maior sonho se tornou realidade. Eu tenho que comemorar nesta noite um dos maiores momentos de minha vida! Eu acho que eu mereço depois de um segundo lugar e dois terceiros. Parabéns a todos os participantes, vocês são todos guerreiros do Xterra”, falou Weiss após a prova.

Na disputa feminina, a vitória ficou com a escocesa Lesley Paterson, que completou o percurso de 1,5 km de natação, 30 km de MTB e 10 km de corrida em 2h45min59s, seguida da francesa Marion Lorblanchet e da tcheca Helena Erbenová. A representante do Reino Unido ainda teve o contratempo de chegar para a primeira transição e ver o pneu de sua bike furado.

“Após uma natação muito rápida, eu fui para a transição e me sentia bastante cansada. Então me dei conta de que meu pneu estava furado e cheguei a desacreditar, achando que era o fim para mim. Porém, pensei comigo mesma e coloquei na cabeça que havia treinado duro para desistir naquele momento, o que me ajudou a buscar forças para vencer”, declarou Paterson.

Classificação

Masculino

1. Michael Weiss (AUT) 2h27min
2. Dan Hugo (RUS) a 2h27min33s
3. Eneko Llanos (ESP) a 2h28min26s
4. Josiah Middaugh (EUA) a 2h29min31s
5. Ivan Rana (ESP) a 2h29min40s

Feminino

1. Lesley Paterson (ESC) 2h45min59s
2. Marion Lorblanchet (FRA) a 2h48min08s
3. Helena Erbenová (CZE) a 2h51min51s
4. Renata Bucher (SUI) a 2h52min2s
5. Danelle Kabush (CAN) a 2h54min35s