Que vitória!

Atualizado em 03 de outubro de 2011
Mais em

Vencedor da Maratona de Santa Catarina em 2008 e 2009, Adriano Bastos chegou pra a disputa da prova neste domingo, 2 de outubro, como o grande favorito para mais uma conquista. O que o atleta não sabia, porém, é que o tricampeonato viria de forma tão inusitada. Com problemas no estômago, Bastos foi obrigado a parar três vezes durante a corrida para ir ao banheiro – nos quilômetros 13, 18 e 35. Apesar disso, cruzou a linha de chegada em 2h21min38s, quase um minuto à frente de Silvano Lima Pinto, que fez 2h22min15s. Paulo Rogério Braga, com 2h29min32s, completou o pódio.

“Estou muito feliz! Nem acredito que consegui vencer”, disse Bastos. “Corri bem até o décimo quilômetro, mas de repente as cólicas começaram a apertar. Depois do vigésimo quinto a vantagem do primeiro sobre mim era tão grande que eu já estava correndo apenas para tentar terminar a prova na segunda colocação. Mas, de repente, a diferença enxugou tão rápido e arranquei como se tivesse correndo uma prova de 800m. Foi uma vitória em muito boa hora, para premiar a participação em minha última maratona do ano”, completou orgulhoso. No feminino, Rosangela Gavinski liderou de ponta a ponta e foi a campeã com o tempo de 2h55min22s.

Cancelada em 2010, quando o governo de Santa Catarina desistiu de organizar a prova, a corrida voltou a ser disputada este ano, pela Latin Sports. Cerca de dois mil corredores participaram do evento, que teve largada e chegada na Passarela do Samba e contou com percursos de 10 km e o tradicional, de 42 km.