Quando não alongar: dicas de um preparador físico

Atualizado em 10 de abril de 2009
Mais em

O alongamento para corredores continua sendo um assunto muito discutido. Quando e como alongar são questões controversas. Muitos atletas e profissionais acreditam na capacidade que os exercícios de alongamento têm de diminuir risco de lesões. Muitos se sentem bem quando alongam, outros acreditam que o alongamento diminui a performance, ou ainda acham que estes exercícios não mudam nada.

Quando não se deve alongar? Segue abaixo alguns casos que apresentam o alongamento como contra-indicação.

Nunca alongue músculos frios. Antes de iniciar qualquer alongamento você deve estar com a musculatura aquecida. Pode ser um trote de 5 a 10 minutos, pedalar ou fazer uma caminhada rápida, fazendo você transpirar e aumentando o aporte sanguíneo nos músculos a serem alongados. Feto isso, você pode iniciar a sua série de alongamento.

O músculo aquecido apresenta uma capacidade elástica maior do que o músculo frio, facilitando o alongamento e menor risco de lesão ou estiramento muscular. Corredores que treinam pela manhã devem ter mais cuidado ao alongar, pois a temperatura é mais baixa, principalmente no inverno.

Em dias frios as chances de lesão muscular são maiores. No frio, a resposta das articulações e músculos ao alongamento estão mais lentas, o suporte sanguíneo diminuído e o músculo menos elástico. Por isso, é necessário fazer um bom aquecimento para elevar a temperatura corporal e preparar os músculos para o alongamento e corrida. Caso contrário, o risco de lesão é grande.

Não alongar músculos extremamente aquecidos. Neste caso o risco é você não sentir o quanto pode alongar um músculo, já que a tolerância para dor estará alterada, devido à liberação de endorfinas, circulação extremamente aumentada, aumento da mobilidade articular e diminuição da tensão muscular.
Após terminar um treino ou prova, o melhor a fazer é esperar os seus músculos esfriarem um pouco e então alongar.

Não inicie o alongamento durante a cãibra. A cãibra é uma contração muscular involuntária que não consegue ser interrompida. A primeira coisa a fazer é facilitar a contração completa do músculo aproximando suas duas pontas (origem e inserção), manter por alguns segundos até que a dor diminua, massagear a musculatura por mais alguns segundos e então iniciar um alongamento suave.

Se você iniciar o alongamento durante a cãibra você pode provocar um reflexo de contração. Isso ocorre porque uma fibra muscular se contrái por completo, ou não sofre nenhuma contração, chamado de “tudo ou nada”. Dessa forma, um músculo nunca interrompe uma contração no meio. Então, se for alongado durante a cãibra, o músculo tentará se contrair ainda mais, o que resultará em aumento da dor e possível lesão de fibras musculares.

Não alongue logo após lesões ou estiramentos musculares. Num período que pode variar de uma a duas semanas, dependendo do grau da lesão muscular, deve-se evitar o alongamento do músculo lesado.
Após a lesão muscular, num período de 6 a 24 horas ocorre o início da regeneração tecidual.

Após 3 dias começa o processo de cicatrização, o que se estabiliza em 2 semanas. A cicatrização completa pode levar de 15 dias a 2 meses, dependendo do grau da lesão. Por isso, é necessário orientação profissional para que sejam avaliados o grau de lesão e a fase correta para se iniciar o alongamento. Dependendo da fase da cicatrização que se encontra a lesão, o alongamento pode ser prejudicial e agravante da lesão.

Lembre-se, alongar faz bem, so depende de como você conduz esse processo.