Qual o tempo de preparo ideal para um Ironman?

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

Hoje em dia vemos inúmeras pessoas mais conhecedoras do assunto, triathlon, nos perguntando se seria capaz de fazer uma prova dessas. Mesmo para meus atletas que disputam provas curtas há pouco tempo, ou aqueles iniciantes, eu digo que não. Mas este não seria um “não” em um primeiro momento, mas ao longo dos anos…quem sabe.

Esta prova é muito desafiadora, parece até que o triathlon é só isso; a mídia internacional e revistas especializadas nos mostram atletas cada vez mais velozes, em lugares paradisíacos, talvez estes sejam alguns fatores que levam cada vez um maior número de atletas a procurar esta prova nos diversos continentes.

E a procura está muito acirrada, temos provas que esgotam suas vagas em poucas horas. Existem atletas que viajam para determinados locais só para conseguir fazer sua inscrição para um ano mais tarde. Mas e a crise? Acho que a crise não atingiu esse esporte.

Para se fazer um Ironman, temos que ter uma boa base de treinamento. Não é aquela base que todos fazemos no início de temporada. É a base consistente de anos de treinamento, anos nadando, pedalando e correndo, e ainda musculação, alongamento, pilates… Uma base que conciliada a um programa de treinamento adequado à sua vida pessoal e profissional, mais uma equipe multiesportiva lhe dará condições de conquistar seu Ironman.

Seu programa de treinamento deverá lhe dar condições de fazer sua prova, de acordo com sua meta estabelecida por seu treinador e você. Não adianta treinar de um modo que na HORA não sairá como sonhou. “Sonhei que estava sozinho lá na frente escutando as sirenes me escoltando”, isso é para muito poucos mortais.

Bom, voltando do sonho caímos no mundo real, com inúmeras possibilidades, mas com horários pré-estabelecidos, prioridades pessoais e profissionais, além de consultas à nutricionistas, massagistas, lojas de equipamentos, bem como a programação da viagem. Muita coisa a se fazer, mas que vale a pena, vale. 

A maior parte dos atletas que irão fazer parte da festa do Ironman Brasil, os 1450 poucos privilegiados, já começaram ou irão começar seus treinamentos. Já estão sonhando acordados com sua prova, mas com os pés no chão. Não é fácil manter a disciplina que a prova lhes impõem. A família que também acaba “treinando junto”, têm uma parcela importantíssima nesses meses que antecedem a prova, por isso uma dica; antes de fazer sua inscrição converse com a sua, revelando os detalhes do treinamento, que lá na frente este consentimento, misturado a um entendimento serão muito preciosos.

Converse sempre com seu treinador, em todos aspectos, desde os do treinamento propriamente dito, além dos pessoais, pois todos interferem em seu desempenho. Sonhe muito com a linha de chegada, que ela depois de algumas horas estará lá. E para você que deseja algum dia fazer parte dessa prova, treine ano após ano, que essa base lhe dará a consistência para também sonhar e cruzar a linha de chegada.

Abraço!