Qual a altura ideal do guidão?

Atualizado em 23 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Alguns ajustes mínimos em sua bicicleta podem fazer com que seu desempenho durante treinos e provas seja muito melhor. Um acerto mau feito, além de prejudicar sua performance, pode acarretar em desconfortos e lesões.

Um ajuste que deve ser muito bem feito pelo ciclista é a altura do guidão. A regulagem depende do modelo da bicicleta e de alguns fatores ligado à estrutura física de quem a pedala, já que os ajustes da bike variam de acordo com cada pessoa.

“Um guidão mau ajustado faz com que a coluna do ciclista se curve de uma forma anormal, o que pode acarretar em lesões posteriores”, fala o ortopedista Ricardo Campedelli.

De acordo com o site da Caloi, para as bicicletas estilo Speed, quanto mais baixo o guidão, melhor será seu perfil aerodinâmico durante as pedaladas. Já nas Mountain Bikes, recomenda-se que o guidão fique a uma altura entre 2 e 4 centímetros mais baixo que o selim, pois é uma posição que oferece um bom perfil aerodinâmico, sem forçar a região lombar.

Deve-se estar atento ao seu posicionamento durante as pedaladas, o que pode ser reflexo de um desajuste na altura do seu guidão. Um sintoma comum nos casos de guidão alto é o desconforto na região pélvica, já que a pressão do ciclista sobre o banco aumenta neste tipo de situação.

Nos casos de guidão baixo, ocorre que o peso é deslocado para frente, forçando os braço, provocando dores lombares e causando dificuldades para respirar.