Punta ou Buenos Aires?

Atualizado em 14 de fevereiro de 2011
Mais em

*Por Carolina Otero

Os corredores viajantes já começaram a programar a participação em provas nacionais e internacionais para 2011. A razão é clara: organizar treinamentos e outros pontos bem importantes, como o orçamento, as férias e eventuais folgas para participar de provas fora do país.

Em setembro será realizada uma das provas mais queridas dos brasileiros: a Meia-maratona de Buenos Aires. O evento será no dia 11 de setembro e as inscrições ainda não estão abertas. Em 2010, dos quase 7.500 corredores que terminaram a prova, mais de 1000 eram do Brasil.

E é aí que surge o dilema: na mesma data acontecerá a Maratona, Meia e 10 km de Punta del Este, prova que vai para a sua 4ª edição em 2011.

Tanto Buenos Aires como Punta del Este são cidades que atraem muitos brasileiros, independentemente da estação do ano. São próximas do Brasil, e em menos de 3h de voo se chega a qualquer uma delas, partindo dos aeroportos centrais de nosso país.

E então, corredor, ficou na dúvida de qual prova correr em 11 de setembro? Claro que não podemos escolher por você. Mas podemos passar alguns pontos importantes que podem pesar na hora de você fazer a sua escolha.

Percurso
Em Buenos Aires, tem muita coisa pra se ver no percurso: Teatro Colón, Plaza de Mayo, Recoleta, Palermo… Além disso, a cidade é plana, portanto, sem maiores dificuldades no trajeto.

Já em Punta del Este, a vantagem é de que são três percursos para o corredor escolher: maratona, meia-maratona e 10 km. Assim, os corredores de todos os preparos físicos podem participar. O centro de Punta del Este é pequeno, bem concentrado em uma região. A meia e os 10 km são feitos praticamente pela orla da cidade, por partes mais movimentadas de Punta. Já a maratona passa por locais bem mais calmos, o que pode cansar um pouco o corredor, dando uma sensação de solidão. Além disso, na maratona o percurso não é totalmente plano.

Clima
Em setembro, Buenos Aires é agradável. É um dos meses com menor média de chuvas do ano na cidade e as temperaturas costumam variar entre 11°C e 18°C.

Em Punta, a média das temperaturas para o mês fica em 13°C; é um dos meses com mais chuva no ano e ainda tem o fator vento, um dos pontos mais chatos da cidade, pois venta muito por lá, seja no inverno, seja no verão.

Experiência de corrida
A escolha da prova depende muito também do que você está buscando. Quer fazer tempo? Quer fazer uma prova nova? Quer participar de grande festa, com muitos corredores?

Em 2010, a meia de Buenos Aires decepcionou alguns corredores, pois não havia medalhas suficientes para todos. Já a prova de Punta, por ser uma prova recente, ainda conta com relativa pouca participação: pouco mais de 400 atletas completaram a maratona em 2010, e outros 400 completaram a meia. Já nos 10 km, cerca de 270 atletas finalizaram a prova.

Experiência de viagem
Isto também conta muito para os corredores viajantes! Buenos Aires e Punta del Este são opções bem diferentes quanto a experiência de viagem.

Buenos Aires é mais metrópole, cidade grande: compras, gastronomia, grandes parques… E aí, pode atingir a dois tipos de viajantes: os que gostam de bater perna por aí (o que não falta são coisas para conhecer em Buenos Aires) e aqueles que curtem um roteiro mais tranquilo: bons restaurantes, hoteis-boutique em regiões charmosas como Palermo…

Já Punta estará fora de temporada. Pouca gente nas ruas e alguns restaurantes estarão fechados. Mas Punta sempre é Punta, charme o ano inteiro, e é um bom programa para quem gosta de uma viagem sem grandes agitos — com exceção das noites no cassino do Conrad, que está sempre lotado não importa a época do ano.

Acesso
De Brasil para Buenos Aires você encontra voos com a TAM, GOL e Aerolineas Argentinas. A Pluna também oferece voos do Brasil para a cidade, mas com escalas em Montevidéu.

Para Punta muita gente do sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul, costuma fazer um roteiro básico de carro: de Punta del Este a Porto Alegre, por exemplo, são pouco mais de 700 km; as estradas do Uruguai são maravilhosas e ainda há o free shop, na fronteira com o Brasil, na cidade de Chuy, onde há modelos de tênis de corrida por praticamente a metade do preço praticado no Brasil (apenas algumas marcas disponíveis).

Para quem está fora do RS, a Pluna é a companhia aérea que leva a Punta del Este. O voo é até Montevidéu, e lá você pega um ônibus da empresa, que então te deixa em Punta del Este. O tempo no ônibus é de cerca de 2h.

Inscrição
Em 2010, a inscrição para a meia de Buenos Aires variou entre 50 e 60 dólares, dependendo da data de inscrição.

Já para a meia de Punta, o valor variou entre 25 e 40 dólares; para a maratona, 40 e 50 dólares e para os 10 km, 25 e 35 dólares; em todos os casos, os preços também variaram de acordo com a data da inscrição.

*Quer mais dicas? O site Correr pelo Mundo (www.correrpelomundo.com.br) traz informações de provas nacionais e internacionais, além de dicas de turismo para o corredor viajante.