“Punição seria justa”

Atualizado em 29 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Após Jeannie Longo ter acionado a justiça para se defender de acusações, Thomas Voeckler (Europcar), um dos principais ciclistas franceses da atualidade, comentou sobre o polêmico caso envolvendo a maior ciclista de todos os tempos. O bicampeão nacional afirmou que não achou correto o comportamento da ciclista, que poderá lhe render uma suspensão de até dois anos do ciclismo profissional.

Voeckler disse que é uma responsabilidade do atleta cumprir com as regras, apesar de concordar ter sido difícil, no passado, se acostumar a sempre se lembrar de dar detalhes sobre seu paradeiro. “Por ter cometido o mesmo erro por três vezes, creio que a punição seria justa”, comentou o quarto colocado e protagonista do Tour de France 2011.

A multicampeã contestou sua situação durante esta semana, recorrendo aos seus advogados e pedindo uma investigação, uma vez que achou estranho o fato de o jornal L’Equipe saber da situação toda antes mesmo de chegar até a atleta. Além disso, Longo afirmou que, legalmente, não era obrigada a comparecer aos testes aleatórios da Agência de Antidoping Francesa (AFLD) por um período maior que um ano.

“Jeannie foi notificada que integraria os testes em maio de 2008”, disse Pierre Albert, advogado de Longo. “Os anos de 2010 e 2011, período em que Jeannie foi alvo de acusações, fizeram parte de um período em que ela não era obrigada a comparecer aos testes”, concluiu Albert, ressaltando o fato, que não é encarado desta forma em outros países do mundo, mas que necessita ser revisado.

Quando questionado sobre o marido de Longo, Patrice Ciprelli, acusado de importar eritropoietina (EPO) via internet para vender em solo francês e fornecer à sua esposa, Voeckler preferiu não comentar, dizendo que seu papel não era acusar e nem defender ninguém e que não esperava que um assunto como este pudesse estar ligado à imagem de Longo.

“Com sua idade, ela não tem mais nada a provar. O pior de tudo é que nunca saberemos se ela está realmente relacionada ao consumo de EPO, mas sua imagem está um pouco manchada e isto é triste, pois é um ícone do ciclismo”, finalizou Voeckler.