Prova EMA MixTERRA terá ação social em Itu

Atualizado em 04 de outubro de 2011
Mais em

A região do Bairro do Pedregulho, lugar de realização da disputa, na zona rural de Itu, é famosa por suas fazendas seculares e formações rochosas, mas o bairro abriga também uma comunidade carente de conscientização ambiental, educação e empregos, segundo os organizadores.

Os organizadores também informam que “existe um projeto desenvolvido no bairro desde 2010, chamado SAAR – BRASIL, que tem por missão agregar capacitação profissional por meio de oficinas do SENAI, geração de emprego e renda através de cooperativa de canteiros (tradicionais cortadores de pedra) que tiveram sua profissão extinta em função da proibição da extração das pedras, mas que hoje vislumbram uma perspectiva de produção de artesanato e esculturas para complemento de suas rendas”.

E como forma de integrar a comunidade próxima ao percurso da prova e os atletas que dela participam, as medalhas e troféus de premiação serão produzidos por estes artesãos – canteiros do bairro do Pedregulho, participantes da oficina do SENAI. “Os atletas levarão para casa algo muito característico e singular, produzido de forma sustentável na região”.

O EMA MixTERRA também doará ao projeto uma quantia em dinheiro que será utilizado para melhoria da infraestrutura utilizada na oficina-escola, como instrumentos, máquinas e equipamentos de proteção individual. Outra proposta social, paralela ao projeto acima, será o convite à doação voluntária de 1 litro de leite longa vida, que será entregue ao FUNDO DE SOLIDARIEDADE do município de Itu. O leite deverá ser entregue no próprio dia da prova, na tenda da arena EMA MixTERRA.

A prova – Na EMA MixTERRA os competidores deverão inscrever-se em duplas (masculinas ou femininas/mistas), que percorrerão aproximadamente 40 km, sem a necessidade de mapas ou bússola. A EMA MixTERRA também não é uma prova de revezamento: para sagrar-se campeã de sua categoria, os dois integrantes da equipe deverão percorrer os 15 km de corrida rústica e 25 km de mountain biking juntos, não podendo distanciar-se mais de 100m um do outro durante a prova. As inscrições já estão abertas e podem ser garantidas on-line no ativo.com.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!