Prova de campeão

Atualizado em 26 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A prova masculina do XTerra EUA foi realizada no último sábado (24) e teve dois protagonistas, dos quais quem teve mais destaque não foi o campeão – o francês Nico Lebrun -, mas sim o quinto colocado: o heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong.

Armstrong retornou ao triathlon, esporte que praticava antes de ingressar no ciclismo para tornar-se um dos maiores nomes da modalidade de todos os tempos, concluindo a prova a 1min55s do quarto colocado, o sul-africano Conrad Stoltz, o atual campeão mundial da modalidade.

“Eu estava nervoso e apenas tentando me focar no que tinha que fazer hoje e não entrei tranquilo para a prova, assim como ocorreu durante toda a semana. Ontem a noite não consegui nem dormir”, disse Lance Armstrong. “Aos 40 anos, eu poderia ir pra casa beber cerveja e jogar golfe o dia inteiro. Mas é legal vir aqui se testar e apoiar o esporte. Isso eu acho que é muito legal”, completou o norte-americano.

A competição se iniciou com o australiano Ben Allen liderando as duas primeiras voltas, ao nadar os primeiros 750 metros, seguido por Brenden Rikita e Craig Evans. Porém, a partir do momento em que os competidores montaram em suas bicicletas para percorrerem 28 quilômetros, o sul africano Dan Hugo se lançou para a liderança. Hugo saiu da segunda transição na liderança, com aproximadamente dois minutos de vantagem para o segundo colocado. Na sequência, o também sul-africano Conrad Stoltz, o francês Nico Lebrun e o norte-americano Lance Armstrong.

Foi na corrida, no entanto, que as coisas se tornaram mais interessantes na prova. Hugo manteve um bom ritmo, mas foi superado por Lebrun, que sagrou-se campeão da prova, que concluiu a disputa em 2h24min26s. “Quando cheguei à segunda transição, vi Conrad e Dan em suas bikes e pensei que tudo estava bem, pois era o terceiro colocado e tinha condições de melhorar minha situação. Consegui superar Dan e ele não quis seguir comigo, pois sabe que sou rápido”, disse Lebrun.

Hugo finalizou a prova apenas 24 segundos após Lebrun cruzar a meta e Josiah Middaugh, por sua vez, completou o pódio na terceira colocação, a 1 minuto e 11 segundos do campeão da prova. “Não ficava nervoso desse jeito há um bom tempo. Gostaria de agradecer bastante ao Armstrong por ter voltado, pois nunca tivemos um XTerra assim – a energia, a expectativa e toda excitação do público. Hoje tivemos uma grande oportunidade e o evento de hoje foi muito grande”, explicou Hugo.

Categoria Feminina:

Pela categoria feminina, Christine Jeffrey manteve-se na liderança até a prova de ciclismo. A canadense Melanie McQuaid, que realizava uma boa prova desde o início, manteve uma postura ofensiva e tomou as rédeas da prova, liderando a prova até o seu final, para conquistar a medalha de ouro. Seguindo a canadense, Peterson finalizou a prova na segunda colocação e a canadense Danelle Kabush na terceira. As norte-americanas Kelley Cullen e Emma Garrard – vencedora do XTerra Mangaratiba – conquistaram a quarta e quinta posições, respectivamente.

Masculino:

1) Nico Lebrun (FRA) 2h24min26s
2) Dan Hugo (AFS) 2h24min50s
3) Josiah Middaugh (EUA) 2h25min37s
4) Conrad Stoltz (RUS) 2h27min30s
5) Lance Armstrong (EUA) 2h29min25s

Feminino:

1) Melanie McQuaid (CAN) 2h43min
2) Lesley Paterson (ESC) 2h45min59s
3) Danelle Kabush (CAN) 2h47min43s
4) Kelley Cullen (EUA) 2h49min24s
5) Emma Garrard (EUA) 2h52min01s